Brasil recebe mais 1,4 milhão de doses da vacina bivalente contra a Covid-19

Por Portal Opinião Pública 15/12/2022 - 10:07 hs
Foto: Myke Sena - Ministério da Saúde / Reprodução

O Ministério da Saúde recebeu, na madrugada desta terça-feira (13), o terceiro lote de doses das vacinas Covid-19 do tipo bivalente. Ao todo, foi entregue à pasta 1,4 milhão de imunizantes, que protegem contra a variante Ômicron original e a variante BA1.

Segundo o MS, a nova remessa faz com que o país atinja a marca de 4,5 milhões de doses entregues até o momento. Na última sexta-feira (9), 1,4 milhão de vacinas já haviam desembarcado no país com a entrega do primeiro lote dos imunizantes. Já no domingo (11), cerca de 1,6 milhão de doses chegaram ao Brasil em uma segunda remessa.

As vacinas são fabricadas pela Pfizer, empresa que possui contrato com órgão para a entrega de todos os imunizantes disponíveis, com as atualizações, e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os imunizantes vão passar por avaliação e análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e serão distribuídos após divulgação da nota técnica pelo Ministério da Saúde, com orientações sobre aplicação e público-alvo.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil também deverá contar com imunizantes adaptados às variantes Ômicron BA4 e BA5 em breve, uma vez que as doses já foram encomendadas com a fabricante. A previsão é que até 19 de dezembro o Ministério da Saúde tenha cerca de 9 milhões de doses bivalentes à disposição.