A alvenaria estrutural é um processo construtivo em que se utilizam as próprias paredes de alvenaria da edificação para resistir às cargas e transferi-las de maneira distribuída para a fundação, dispensando dessa forma o uso de vigas e pilares, ou seja, as paredes nesse método construtivo deixam de ser consideradas elementos de vedação e passam a ser denominadas como paredes autoportantes.
A norma regulamentadora de Alvenaria Estrutural é a NBR 16868, essa norma se divide em três partes, sendo: NBR16868-1 parte 1 destinada à projeto; NBR16868-2 parte 2 que propõe a forma de Execução e Controle e a NBR16868-3 parte 3 que traz os Métodos de Ensaio.
O sistema construtivo em alvenaria estrutural pode ser utilizado em projetos de grande e pequeno porte. Vale ressaltar que em comparação com o processo de construção, convencional em concreto armado, é possível uma economia de custos de até 30%.
A edificação em alvenaria estrutural tem como desvantagem algumas restrições na arquitetura e design devido à forma e tamanho dos blocos estruturais, além de ter um cuidado especial quando for necessário realizar aberturas ou até mesmo a remoção de paredes, pois dependendo da situação a estrutura pode ser abalada ou até mesmo cair.
Diante disso o projeto, a execução e as alterações em uma edificação construída de alvenaria estrutural deverão ter uma avaliação e acompanhamento de um profissional técnico e qualificado.
Flávio Machado Bazilio
da Costa
Engenheiro Civil
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...