Oh abre alas, mas não deixe as IST’s passarem. Cair na folia só se for com as vacinas em dia

Por Portal Opinião Pública 16/02/2023 - 09:42 hs
Foto: Divulgação

Nesse período das festas de carnaval, muitas doenças circulam e podem ser transmitidas com maior facilidade, tanto pela aglomeração de pessoas, quanto pelas relações íntimas com mais de um parceiro. As principais IST’s evitáveis por vacina são a Hepatite B e o HPV.

O HPV é a IST mais transmitida no mundo, o seu contágio é muito simples e pode ocorrer inclusive nas preliminares, essa infecção é o principal causador do câncer de colo de útero, orofaringe, anal e peniano. A vacina é administrada em três doses, homens de 9 a 26 anos e mulheres de 9 a 45 anos podem e devem receber essa vacina.

A hepatite B é considerada uma IST por estar presente no sangue e secreções, sendo transmitida através das relações íntimas, no contato com uma pessoa infectada. A vacina contra hepatite B costuma ser administrada nas primeiras 24h de vida, mas caso algumas crianças, adolescentes e adultos não tenham recebido essa vacina, podem optar pela vacina combinada contra Hepatite A+B.

Verifique sua carteira de vacinação para curtir o carnaval com responsabilidade e segurança, caso tenha alguma dúvida sobre ter recebido essas vacinas, entre em contato com o nosso time de atendimento composto por enfermeiras.

Luiz Marcelo Chiarotto Pierro

Clínica Ativa Vacinas

Rua Álvares Machado,336, Vila Bocaina, Mauá - SP

Whatsapp: 4544-2222