Estruturas pré-fabricadas de concreto

Por Portal Opinião Pública 04/05/2023 - 11:58 hs
Foto: Divulgação

Trata-se de um método industrial de construção onde os elementos são fabricados em grande escala, por processos de produção em massa, onde a sua ideia principal foi de transferir o trabalho realizado nos canteiros de obras para as fábricas. Na obra, os elementos são montados mediante à equipamentos e dispositivos de elevação. A estrutura é feita em concreto pré-fabricado, onde os elementos estruturais: pilares, vigas, lajes, dentre outros elementos, são moldados e adquirem um alto grau de resistência antes de serem montados na obra.

Apesar de seu método de construção ser bem parecido ao pré-moldado, pelo fato de serem executados fora do local da obra, os elementos pré-fabricados acabam tendo um controle de qualidade mais eficaz, além de exigirem uma mão de obra mais treinada e qualificada.

A norma da ABNT NBR 9062 é a principal a ser atendida pelos sistemas pré-fabricados e determina os requisitos para o desenvolvimento de projetos, execução e controle.

Uma maneira de realizar o controle de qualidade nas peças pré-fabricadas, as fábricas precisam se filiar à Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC), que instituiu o Selo de Excelência, que é um programa de qualidade específico para as indústrias de pré-fabricados de concreto. Ele fixa padrões de tecnologia, qualidade e desempenho adequados às necessidades do mercado, valorizando a sustentabilidade e a responsabilidade social.

As aplicações mais comuns têm sido na construção de: galpões, edifícios de 1 pavimento (apesar que vem crescendo na construção de edifícios de múltiplos pavimentos), coberturas, pontes e viadutos, galerias, reservatórios, muros de arrimo, entre outros.

As estruturas pré-fabricadas, quando comparado a outros sistemas de construção, podemos destacar a redução no prazo de entrega, maior produtividade, redução nos desperdícios, retorno financeiro mais rápido, além de colaborar com o crescimento sustentável, pois seu sistema construtivo industrializado acaba se destacando pelos vários itens de sustentabilidade agregados ao seu sistema, conseguindo garantir obras com baixa geração de resíduos, maior produtividade e um alto controle de qualidade. As peças de concreto pré-fabricado, depois de prontas, são armazenadas até o momento da montagem, dessa forma acaba não gerando resíduos, nem agridem o meio ambiente. Por ser um método construtivo super ágil, a economia de tempo na construção também é um fator de avanço sustentável.

Outro fator que também podemos mencionar são as vantagens nas características sociais pelo fato de ocasionarem uma diminuição ao número de acidentes, redução significativa a exposição do trabalho as intempéries climáticas, maior remuneração, além de ser o meio real e efetivo que se tem ao alcance para tentar diminuir o déficit mundial na construção civil. Apesar de suas vantagens, não podemos deixar de contratar um profissional técnico, especializado e habilitado para execução do projeto e execução da obra.

Flávio Machado Bazilio da Costa

Engenheiro Civil