Exposição “30 anos de arte” apresenta trajetória de Sidney Matias em Mauá

Por Portal Opinião Pública 21/05/2018 - 11:35 hs
Foto: ABC da Comunicação

 

Obras que chocam e que tocam. Este é o resumo da exposição do artista Sidney Matias, que expôs sua arte pela primeira vez em Mauá, sua cidade natal.

A exposição “30 anos de arte” possui obras inéditas que retratam Paul McCartney, Ray Charles e Chuck Berry, além de algumas pinturas de peso como “Perpétua Virgindade” e “Extinção”, que já viajaram para vários países.

Algumas obras são fotográficas, que exploram e denunciam a dificuldade do povo brasileiro, como a imagem de comunidades carentes ou colagens de manchetes comoventes, ou ainda, o sarcasmo da Praça dos Três Poderes retratados por pedras de sabão, laranja e ratoeira.

Para Sidney, realizar a exposição de uma carreira internacional em Mauá tem um motivo pessoal. “Foi aqui que comecei a me descobrir artista. Mostrar minha trajetória pode influenciar outros jovens a seguirem o mesmo caminho”, declarou.

Muitos alunos da escola E.E. Visconde de Mauá estiveram presentes no evento para prestigiar o artista mauaense. Esta é a mesma escola em que Sidney ganhou o seu primeiro prêmio estadual.

Até mesmo a sua professora de Educação Artística, Maria Nice J. Ranck, compareceu à exposição. “Eu lecionei quando ele estava na 5ª e 6ª séries e lá eu já percebi que ele tinha um dom especial. Eu avisei a mãe dele para investir no talento do garoto desde o início”, disse a professora.

A exposição vai até 15 de junho e estará aberta ao público das 9h às 17h, gratuitamente na Pinacoteca Municipal, que fica no Teatro Municipal de Mauá, na Rua Gabriel Marques, nº 353, Vila Noêmia.