Prefeitura de Mauá lança ciclo de debates para o desenvolvimento da cidade

Por Portal Opinião Pública 24/08/2023 - 09:19 hs
Foto: Evandro Oliveira - PMM / Divulgação
Prefeitura de Mauá lança ciclo de debates para o desenvolvimento da cidade
Encontro no Teatro Municipal reuniu, além de diversas lideranças da cidade, mais de 500 representant

O Fórum Mauá 2023/2033 vai estimular a busca de iniciativas para desenvolver a cidade, na próxima década, nos eixos Econômico, Social, Ambiental e Governança 

O dia 22 de agosto de 2023 se tornou uma data histórica para Mauá. Pela primeira vez em seus quase 69 anos de existência, a cidade recebeu, para uma agenda oficial, o presidente em exercício do Brasil. Geraldo Alckmin (PSB) participou, junto do prefeito Marcelo Oliveira (PT), do lançamento do “Fórum Mauá 2023/2033 – Uma Década de Transformação”. O evento foi realizado no Teatro Municipal e teve como tema principal “Desafios e Oportunidades Transformando no Caminho Certo”.

O encontro reuniu mais de 500 representantes de todos os setores produtivos, indústria, comércio, serviços, sociedade civil e universidades e atua para que o poder público, empresas e sociedade discutam caminhos para o desenvolvimento econômico e sustentável. O “Fórum Mauá 2023/2033” é um ciclo de debates que vai identificar iniciativas de desenvolvimento para a cidade, de acordo com a perspectiva da política nacional, nos eixos Econômico, Social, Ambiental e Governança. Nos próximos meses serão realizados novos encontros que ajudarão a elaborar esse plano.

“Me sinto muito honrado de participar desse momento, que demonstra que a seriedade e o respeito pela nossa cidade voltou. Precisamos continuar o trabalho de hoje, e preparar um futuro melhor para cada morador e cada trabalhador. Vamos aproveitar esse clima de reconstrução do país e mostrar a força de Mauá”, afirmou o prefeito de Mauá.

O presidente em exercício ressaltou a posição estratégica e privilegiada de Mauá, fator que favorece o desenvolvimento econômico da cidade paulista. “Tem o Rodoanel que fizemos aqui, também o Complexo JK, que faz a ligação com a avenida Papa João XXIII, a proximidade com o Porto de Santos, com o aeroporto de Guarulhos. É uma das cidades mais importantes do país”, disse o presidente em exercício. “Aqui é um polo importante petroquímico e de indústria química. Foi incluído no Novo PAC, o REIQ (Regime Especial da Indústria Química), uma proposta de retirarmos PIS e Cofins para insumos da indústria química e petroquímica, porque ela é estratégica. Isso vai impulsionar a indústria, que está em todo lugar. Não tem uma atividade que a química não esteja incluída e nós estamos na capital da química, da petroquímica, que é Mauá”, declarou Alckmin.

Marcelo Oliveira destacou ainda a importância da parceria entre as esferas de governo para resolver problemas regionais. “O consórcio foi criado para resolver a questão do lixo na nossa região. Até hoje, fazendo esse debate, e quem sabe nesta década, a gente consiga, nesta transformação, resolver essa questão do lixo”, declarou.

Já para Alckmin, a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem cumprindo propostas apresentadas durante a campanha eleitoral de 2022. “Ele (Lula) está sendo fiel com suas promessas de imprimir no Brasil desenvolvimento inclusivo, com estabilidade, previsibilidade e sustentabilidade. Por isso vêm iniciativas como o aumento do salário-mínimo, a retomada do Minha Casa Minha Vida e também medidas alternativas que sejam boas para o meio ambiente”, garantiu.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mauá, Edilson de Paula, também falou sobre a importância que essa iniciativa terá para o futuro da cidade e quais são as perspectivas para a próxima década. “Vamos trabalhar os quatro eixos (Governança, Econômico, Social e Ambiental) e cada um irá puxar soluções para a cidade. Estamos conversando com diversos segmentos para desenvolver essas pautas e também buscaremos mais recursos para Mauá”, pontuou o secretário, que elogiou a presença de Alckmin no evento, afirmando que ela trouxe uma visibilidade ainda maior para a ação, destacou o trabalho de Marcelo Oliveira na gestão pública e ainda revelou que novas reuniões acontecerão em breve para ampliar o debate.