Editorial – Todo cuidado é pouco

Por Portal Opinião Pública 06/09/2023 - 12:31 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

O Instituto Pasteur confirmou, no final da última semana, uma notícia que não era vista em São Paulo há 40 anos: um caso de raiva em um cão na capital paulista. O episódio, que ainda está sob investigação e pode ser algo isolado, aconteceu no bairro do Butantã e não deixa de ser um sinal de alerta, já que se trata de uma enfermidade muito perigosa e que pode acometer humanos.

Com a confirmação do caso, algumas ações já foram iniciadas na região onde o episódio foi descoberto para, além de colher mais dados, aumentar a vacinação de animais que vivem na região, o que, em tese, não apenas amplia a imunização contra a doença, mas também pode impedir que outros casos surjam.

Contudo, é necessário lembrar que a vacinação de animais com a vacina antirrábica é muito importante para que casos de raiva canina não voltem a aparecer. Em qualquer cidade que seja, é bom lembrar. Situações como essa servem para nos lembrar de que todo cuidado é pouco quando o assunto é saúde. Se mesmo em quarenta anos com campanhas massivas e sem registros da doença, um leve descuido pode levar ao ressurgimento de tal enfermidade, imagine o que aconteceria se ações concretas para evitá-la não surgissem?

Por isso, se você tem um animal de estimação, não deixe de manter todas as vacinas atualizadas. A vacina antirrábica, por exemplo, é anual. Essa é uma proteção para a saúde de seu pet e também para a sua e das pessoas de seu convívio. E lembre-se: caso você seja vítima de um acidente com um bichinho de estimação – no caso cães e gatos, seja por mordedura ou arranhadura, procure atendimento médico para auferir se está tudo bem. Todo cuidado é pouco nestas situações.