Internet das coisas (IoT)

Por Professor Fernando da Informática 17/09/2019 - 10:44 hs

No mundo de hoje, onde novidades tecnológicas são apresentadas quase que diariamente, utilizamos e usufruímos cada vez mais da tecnologia, até mesmo para realizar as tarefas mais simples e cotidianas. E dentro deste amplo espectro, um novo termo tem se destacado, por estar cada vez mais presente no nosso dia a dia: a Internet das Coisas. 

A Internet das Coisas (ou do inglês, Internet of Things - IoT) é a ideia de embutir sensores em objetos que utilizamos diariamente - de máquinas industriais a dispositivos wearables* – para coletar dados e tomar decisões baseadas naquilo que eles informam, por meio de uma rede. 

Mas quais são os benefícios que a Internet das Coisas traz ao mercado empresarial e ao consumidor? Caro leitor siga os itens listados abaixo: 

- Soluções inteligentes de transporte, que aceleram o tráfego, reduzem o consumo de combustível, priorizam cronogramas de reparos de veículos e salvam vidas; 

- Redes elétricas inteligentes, que conectam recursos renováveis de modo mais eficiente, melhorando o grau de confiança de sistemas e cobrando o consumidor baseado em menores alterações de uso; 

- Monitoramento automático de sensores, que diagnostica – e prevê – problemas de manutenção pendentes, falta de estoque de peças em curto prazo e, também, priorizam os cronogramas da equipe de manutenção para reparos de equipamentos e necessidades regionais; 

- Sistemas guiados por dados, que estão sendo embutidos na infraestrutura das “cidades inteligentes”, facilitando o gerenciamento eficaz da prefeitura sobre resíduos, aplicação da lei e outros programas. 

Entretanto, considere também a IoT, que atua em um nível mais pessoal, pois dispositivos conectados estão trilhando um caminho da área corporativa e industrial ao mercado consumidor. E aqui vai um exemplo. Imagine que você está quase sem leite na geladeira de sua casa. Então, quando você estiver no seu caminho do escritório para casa, sua geladeira lhe enviará um alerta lembrando de passar no mercado para comprar o produto que está acabando. 

Outro exemplo? Seu sistema de segurança residencial, que já pode controlar remotamente suas fechaduras, temperatura da casa e a abertura e fechamento de suas janelas de acordo com suas preferências. 

Acreditamos que a IoT chegou para mudar nossas vidas e o nosso comportamento pessoal, facilitando nossas atividades, procedimentos e tarefas. No meio corporativo e empresarial, a Internet das Coisas também possibilita às empresas oferecer novas fontes de dados e modelos de operação de negócios, que podem aumentar a produtividade de diversas indústrias. Ou seja, esse novo conceito chegou para agregar e facilitar o dia a dia das empresas e dos consumidores. 

Resumindo- se, a Internet das Coisas é o futuro da tecnologia que pode tornar nossas vidas e o cotidiano das empresas mais eficientes. 

*Dispositivos Wearables são aqueles que “vestimos”, como relógios ou fones de ouvido inteligentes.