Quem toma decisão sobre seus investimentos?

Por Prof. Gilson Fontes 06/11/2019 - 09:35 hs

 

O mundo dos investimentos tem atraído cada vez mais pessoas hoje em dia, justamente pela busca de novas formas de gerar receita, seja a curto, médio ou longo prazo. Porém, muitos investidores que não possuem o tempo ou o conhecimento necessário para tratar pessoalmente destas questões, acabam deixando essa responsabilidade nas mãos dos gerentes de suas contas. No entanto, seria essa a melhor opção? Tudo leva a crer que não. 

Confiar a decisão dos seus investimentos aos colaboradores dos grandes bancos é uma decisão equivocada, por mais que ela não domine este mercado financeiro. Isso para não dizer que ela é um erro. Por quê? Porque você está deixando de ganhar ou ter uma melhor remuneração sobre seus recursos financeiros. 

Acompanhamos todos os anos, de uma forma recorrente, os lucros crescentes que os bancos apresentam. E quem os financiam? Nós. Neste contexto, fica a pergunta: os gerentes não deveriam prestar o melhor serviço, indicando os investimentos mais rentáveis e seguros? Sim. Mas, para quem? Quem tem os melhores resultados de rentabilidade (lucro), os bancos ou os clientes? Acho que vocês sabem a resposta: os bancos. Se compararmos a rentabilidade de nossas aplicações financeiras, podemos afirmar que não são as mesmas dos bancos que administram nossos recursos. Infelizmente, temos os mínimos retornos nos investimentos. 

Por outro lado, temos que entender que um gerente de banco nada mais é do que um profissional comercial, pois sua função é baseada em metas e seus ganhos variáveis estão relacionados aos produtos, como exemplo a caderneta de poupança, consórcios, seguros e títulos de capitalização. 

Contudo, existem outros tipos de investimentos que podem ser melhor explorados por qualquer investidor, como as letras imobiliárias e as letras de crédito, que tendem a ser mais rentáveis e tão seguros como os demais investimentos básicos já citados. Além disso, existe o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que assegura seus recursos financeiros para eventuais riscos de mercado. 

Para obter maiores rentabilidades não necessitamos de altos conhecimentos do mercado financeiro. Basta ter vontade de conhecer, questionar e buscar novas alternativas de investimentos. 

A decisão de investir tem que partir de cada indivíduo e não do gerente do banco. No mercado financeiro para investimentos, além dos bancos, existem as corretoras de valores, pouco utilizadas no Brasil, que possuem especialistas com grande conhecimento e o mais importante: os ganhos variáveis destes profissionais dependem dos produtos oferecidos aos seus clientes. Digamos que essa situação seja um “ganha-ganha”.