Novembro azul

Por Portal Opinião Pública 07/11/2019 - 10:41 hs
Foto: Reprodução / Internet

 

O Outubro Rosa acabou, mas a luta por uma maior conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer não. E com isso, que seja muito bem-vindo o Novembro Azul, campanha que assim como o Outubro Rosa, tem como objetivo ressaltar que todos os cuidados são essenciais, neste caso para os homens, contra o câncer de próstata.

Buscar elevar o nível de conscientização da população masculina para os perigos que essa doença traz, entretanto, ainda é muito complicado devido ao preconceito que muitos homens têm em relação ao exame de toque, utilizado para conferir a saúde da próstata. Mesmo com o crescente índice de incidência desta doença, existem ainda pessoas que se recusam a fazer o exame.

Por isso, é sempre importante criar mais e mais iniciativas que levem informações para os homens na tentativa de desmistificar o exame em si e fazê-los compreender que essa é uma atitude que pode salvar vidas. Quanto mais pessoas entenderem isso, melhores serão os níveis de prevenção, o que deverá contribuir com a diminuição no número de casos de câncer de próstata.

Além disso, que fique bem claro: adotar hábitos saudáveis também ajuda na prevenção desta e de outras doenças e é algo que precisa ser melhor divulgado para a população de uma forma geral.

É fundamental que as campanhas de prevenção ao câncer continuem a ser divulgadas e ganhem cada vez mais atenção, pois esse é o método mais eficaz de esclarecimento para o grande público na luta contra uma das doenças que mais mata no mundo.