Inscrições para o ProUni são abertas; prazo se encerra no sábado

Por Portal Opinião Pública 30/01/2020 - 09:17 hs
Foto: Luis Fortes / MEC - Divulgação
Inscrições para o ProUni são abertas; prazo se encerra no sábado
Inscrições para o ProUni foram abertas após problema com correção do ENEM

 

O MEC (Ministério da Educação) confirmou a abertura de inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos), ação que concede bolsas integrais e parciais em universidades privadas. Para concorrer às bolsas, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 e atender alguns dos requisitos para se enquadrar nas exigências do programa. As inscrições devem ser feitas no site do Prouni e se encerram às 23h59 deste sábado (1º).

Previstas, inicialmente, para serem encerradas nesta sexta-feira (31), as inscrições para o ProUni acabaram sendo prorrogadas pelo MEC devido a suspensão na justiça do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), depois de ser constatado um erro na correção do Enem de 2019, que também atrasou o início das inscrições. Com isso, a pasta decidiu dar um dia a mais para que os candidatos tivessem tempo suficiente para finalizar a inscrição.

Para 2020, o Prouni selecionará estudantes para 251.139 bolsas parciais e integrais em faculdades privadas. A consulta das bolsas disponíveis já pode ser feita no site do programa com base em três critérios: o curso, a instituição ou o município desejado.

Para participar do ProUni 2020, além de ter feito a prova do Enem no ano passado, os candidatos precisam atender alguns critérios estabelecidos pelo MEC. Os que desejam concorrer a bolsas integrais precisam ter renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo (R$ 1558,5 - pelo salário mínimo nacional). Já os candidatos que desejam conseguir uma bolsa parcial têm de apresentara renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 3117 - pelo salário mínimo nacional).

Além disso, o estudante precisa ainda se encaixar em alguns desses critérios: ter cursado o ensino médio completamente em escola pública; ter cursado o ensino médio completamente em escola privada, desde que na condição de bolsista integral; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola privada, desde que na condição de bolsista integral; ser portador de uma deficiência; ser professor do quadro permanente de uma escola pública (nesse caso, o critério de renda familiar não se aplica).

É possível para cada candidato selecionar até duas opções de curso durante o período de inscrições pela internet e, ao final da seleção, os aprovados devem levar os documentos para comprovar que atendem os requisitos de bolsistas até as instituições escolhidas.

Cronograma 

Período de inscrições – 28 de janeiro às 23h59 de 1º de fevereiro de 2020

Primeira chamada - 4 de fevereiro de 2020

Entrega dos documentos para matrícula - 4 a 11 de fevereiro de 2020

Segunda chamada - 18 de fevereiro de 2020

Entrega dos documentos para matrícula - 18 a 28 de fevereiro de 2020

Lista de espera - 6 a 9 de março de 2020