Campeonato Paulista da Segunda Divisão terá mudanças para edições de 2020 e 2021

Por Portal Opinião Pública 06/02/2020 - 11:50 hs
Foto: po

 

Previsto para ter início neste ano no dia 12 de abril, o Campeonato Paulista da Segunda Divisão terá mudanças para as edições 2020 e 2021 do torneio. Após reunião na sede da Federação Paulista de Futebol, no dia 29 de janeiro, ficou decidido que a competição passará a ter quatro grupos regionalizados a partir deste ano. Já para 2021, a ideia dos clubes é dividir o campeonato em duas séries. Tanto o Grêmio Esportivo Mauaense, quanto o Mauá Futebol Clube, as duas agremiações profissionais da cidade, jogarão o Paulista da Segunda Divisão, que segue sendo uma competição sub-23.

Segundo o novo modelo para o campeonato de 2020, as 32 equipes que disputarão o torneio serão divididos em quatro chaves na primeira fase, onde todos os times se enfrentam em jogos de ida e volta. Ao final desta etapa, os quatro melhores clubes de cada grupo avançarão para o mata-mata. Os confrontos serão definidos de acordo com as campanhas dos classificados e, em caso de empate, prevalecerá o melhor desempenho nas fases anteriores.

Já o mata-mata será disputado em quatro fases, com oitavas de final, quartas de final, semifinal e final, sendo que somente o campeão e o vice garantirão acesso à Série A3 de 2021.

Além da definição do mata-mata, a primeira fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2020 também terá implicações no torneio do ano seguinte. Isso porque as 16 equipes eliminadas nesta fase irão compor a segunda série da competição em 2021, enquanto as 14 agremiações que ficarem pela fase eliminatória, mais os dois rebaixados da Série A3, vão compor a primeira série da Segunda Divisão.

Outra novidade para a competição, a partir deste ano, será a possibilidade de cada clube realizar cinco substituições por jogo, desde que elas aconteçam em, no máximo, três paradas para trocas.

No ano passado, Grêmio Mauaense e Mauá F. C. tiveram participações distintas no campeonato. Enquanto a Locomotiva fez uma boa campanha, mas acabou tendo problemas extracampo que culminaram com a perda de pontos e a eliminação ainda na primeira fase do torneio, o Índio cresceu durante a competição e chegou até a terceira fase.