Ministério da Saúde confirma dois novos casos suspeitos de coronavírus no Brasil

Por Portal Opinião Pública 20/02/2020 - 09:16 hs
Foto: Pedro Paulo Souza / ASCOM-MS - Divulgação
Ministério da Saúde confirma dois novos casos suspeitos de coronavírus no Brasil
Ministério da Saúde está investigando dois casos suspeitos do coronavírus

 

O Ministério da Saúde divulgou um novo balanço, nesta quarta-feira (18), sobre o monitoramento do coronavírus no país. Segundo as informações, a pasta está monitorando atualmente dois novos casos suspeitos da doença, de acordo com informações das Secretarias Estaduais da Saúde. As suspeitas recaem sobre os estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Até o momento, o Brasil permanecesse sem registro da doença, sendo que 48 casos suspeitos foram descartados.

Em nota em seu site oficial, o Ministério da Saúde afirmou que todas as notificações de casos suspeitos no país foram recebidas, avaliadas e discutidas com especialistas da pasta e com as autoridades de saúde dos estados e municípios. Esses descartes aconteceram principalmente por causa do resultado positivo para outros vírus respiratórios.

Já o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabardo dos Reis, disse que mesmo sem o registro de casos confirmados no país, a ideia é que toda a mobilização feita pelo Ministério continue. “Não vamos reduzir as ações que estão sendo feitas, independentemente de termos ou não caso do novo coronavírus confirmado no país”, afirmou.

A pasta também tem atualizado, diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica para manter a população informada. 

Repatriados passam por nova coleta 

Os 34 brasileiros e familiares repatriados de Wuhan, na China, além da equipe técnica que os acompanhou, passaram pela segunda coleta de amostras respiratórias para realização de exames de identificação do coronavírus. As amostras foram coletadas nesta segunda-feira (17), pela equipe de saúde do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), de Goiás. 

De acordo com o secretário-executivo João Gabbardo, o resultado deste novo exame deveria ficar pronto nesta quarta-feira (19). Entretanto, até o fechamento desta edição os resultados ainda não haviam sido divulgados. “Após o resultado deste exame será feita uma análise, em conjunto com o Ministério da Defesa, para chegarmos a uma solução para a tripulação e os demais profissionais que seguem em quarentena”, comentou.