Doria anuncia plano de reabertura gradual de atividades econômicas no estado, mas o ABC segue com restrições

Por Portal Opinião Pública 28/05/2020 - 09:30 hs
Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação
Doria anuncia plano de reabertura gradual de atividades econômicas no estado, mas o ABC segue com restrições
Anúncio de Doria nesta quarta-feira (27) pegou prefeitos do Grande ABC de surpresa

As cidades do Grande ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) ficaram de fora da fase de reabertura gradual de setores da economia no Estado de São Paulo, que será iniciada em 1º de junho. De acordo com o plano batizado de “Retomada Consciente” anunciado pelo governador João Doria (PSDB), no início da tarde desta quarta-feira (27), só poderão ser retomadas as atividades ligadas a indústria não essencial e a construção civil nos sete municípios da região, além das cidades localizadas no restante da Grande São Paulo (exceto a capital), na Baixada Santista e na região de Registro, ao sul do Estado. A decisão, no entanto, desagradou aos prefeitos das sete cidades, que esperavam ver a região em uma fase mais adiantada da ação.

Em nota, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, destacou sua surpresa com a decisão tomada pelo Governo Estadual, especialmente pelo fato de a capital paulista ter sido inserida em uma fase mais adiantada do plano, que permite a reabertura com restrições de alguns setores.

“O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, representado pelas sete cidades da região, esclarece que recebeu com profunda surpresa e indignação, nesta quarta-feira (27/5), o comunicado feito pelo Governo do Estado de São Paulo de que a cidade de São Paulo teve uma análise separada da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) na nova fase do plano de retomada econômica do Estado”, pontuou a parte inicial do comunicado.

“Vale lembrar que o Departamento Regional de Saúde (DRS1), responsável por cuidar do planejamento das ações do setor na RMSP, é o mesmo que cuida das diretrizes da Capital. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, através dos seus entes, irá se certificar do motivo dessa análise separada da Capital e voltará a se reunir na próxima sexta-feira (29/5), por videoconferência, às 10h, com os prefeitos da região”, encerrou.

Durante o anúncio do plano, o Governo do Estado já havia justificado sobre a decisão ponderando que foi levado em consideração o fato de que nessas regiões o sistema de saúde segue pressionado devido as altas taxas de ocupação nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e do avanço de casos confirmados de pacientes com a Covid-19.

Além do plano, o governador João Doria confirmou que o período de quarentena seguirá até o dia 15 de junho. 

Entenda o plano de flexibilização 

Dividido em cinco fases (vermelha, laranja, amarela, verde e azul), o plano “Retomada Consciente” está aplicando escalas a 17 regiões do estado, levando em conta a abrangência dos DRSs. A primeira fase do plano é a vermelha – onde Mauá e as demais cidades do Grande ABC estão classificadas –, que prevê a manutenção do nível máximo de restrição de atividades não essenciais. Nas outras fases, contudo, a flexibilização parcial se dá em diferentes modos. Na etapa laranja, que abrange a capital e outras dez regiões do Estado, está prevista a retomada com restrições a comércio de rua, shoppings, escritórios, concessionárias e atividades imobiliárias. Os demais serviços não essenciais continuam fechados. Na zona amarela, é esperada a reabertura total de serviços imobiliários, escritórios e concessionárias seguindo protocolos sanitários, enquanto o comércio de rua, shoppings e salões de beleza, além de bares, restaurantes e similares poderão funcionar com restrições de horário e fluxo de clientes. Já as regiões que chegarem à etapa verde poderão atenuar as restrições ao funcionamento de todos os setores da fase amarela. Academias de ginástica e centros de prática esportiva também voltarão a receber frequentadores, desde que respeite os limites de redução de atendimento e as regras sanitárias definidas para o setor. Por fim, na fase azul, está prevista a liberação de todas as atividades econômicas segundo protocolos sanitários definidos no Plano São Paulo.

Ainda de acordo com o plano apresentado por Doria, neste primeiro momento somente as atividades ligadas a indústria não essencial e a construção civil retomarão as atividades, independente da fase em que a região esteja classificada. Em contrapartida, teatros, cinemas e espaços públicos e eventos que promovam aglomerações, incluindo os esportivos, continuam proibidos por tempo indeterminado, mesmo que o município atinja a fase azul. Já as diretrizes que definirão a retomada da normalidade nas áreas da educação e do transporte público ainda serão definidas.

As fases em que cada região estará classificada serão determinadas de acordo com o acompanhamento semanal, que avaliará a média nas taxas de ocupação e total de leitos de UTI exclusivas para pacientes contaminados pelo coronavírus e o número de novas internações no mesmo período. Assim, uma região só poderá ser reclassificada caso mantenha os indicadores de saúde estáveis por 14 dias, desde sua última classificação.