Editorial - As eleições se aproximam

Por Portal Opinião Pública 25/06/2020 - 14:24 hs
Foto: Divulgação / TSE

Junho já está acabando e estamos prestes a entrar na segunda metade de 2020. E com isso, as eleições municipais se fazem cada vez mais próximas – ainda que haja uma indefinição sobre a data de sua realização, devido a pandemia de Covid-19. Já é possível notar que é cada vez maior a movimentação dos pré-candidatos aos cargos de prefeito e vereadores pelos municípios brasileiros. E por essa razão, é preciso ficar cada vez mais atento, pois a decisão que tomarmos nas urnas terá efeito de quatro anos na vida de toda uma população.

Além de analisar o que cada pré-candidato tem a oferecer, é nossa obrigação avaliar o que os governantes fizeram nos últimos quatro anos, tanto no Executivo quanto no Legislativo. Afinal, grande parte deles tentará sua reeleição. E também é preciso prestar atenção naqueles que tiveram suas oportunidades e tentam retornar a um cargo público.

Ponderar sobre a situação de nossos municípios é essencial para que utilizemos a única arma que pode proporcionar mudanças significativas nas vidas dos cidadãos de forma correta. Refletir sobre o que mudou, o que deve mudar e como isso deve ser feito também é fundamental para qualificar o debate e exigir dos pré-candidatos respostas efetivas e substanciais. Não podemos nos ater ao discurso raso e a polarização que traz de tudo, menos o debate propositivo.

Por isso, não deixe de cobrar dos pré-candidatos a prefeito e vereadores propostas, projetos e ações que realmente sejam cabíveis e possíveis de serem realizadas. Somente assim poderemos avançar.