Páginas da Prefeitura de Mauá e do prefeito Atila são retiradas do ar após ação eleitoral

Por Portal Opinião Pública 30/06/2020 - 10:17 hs
Foto: PMM / Divulgação

As páginas da Prefeitura de Mauá e do prefeito Atila Jacomussi (PSB) estão fora do ar desde o último fim de semana, depois que o diretório do PT mauaense moveu ação eleitoral contra o chefe do Executivo sob alegação de campanha antecipada. A Justiça Eleitoral acatou o pedido feito pelo diretório municipal do PT, e pelo vereador e pré-candidato a prefeito Marcelo Oliveira (PT), e recomendou que fossem retiradas as publicações com a hashtag #MauáMelhor. Segundo o partido, as duas fanpages eram utilizadas para uma suposta pré-campanha favorável ao socialista. A decisão foi julgada no último dia 24 de junho.

Segundo o pedido, as redes sociais de Atila utilizava a hashtag #MauaMelhorComAtila, enquanto as contas da Prefeitura de Mauá utilizava os dizeres #MauaMelhor, o que na visão do partido configura, implicitamente, propaganda eleitoral extemporânea.

O juiz eleitoral Paulo Antonio Canali Campanella, da 365ª Zona Eleitoral de Mauá, acabou concedendo a liminar por considerar que mesmo que não haja um pedido explícito de votos para Atila Jacomussi, “as publicações com as referidas hashtags possuem conteúdo eleitoral”.

Por isso, a decisão acabou definindo a retirada das hashtags citadas tanto do perfil de Atila quanto do perfil da Prefeitura em um prazo de 24 horas e que outras publicações similares não ocorressem, mas por ser um trabalho manual, a administração municipal preferiu retirar as páginas do ar.

Boletim epidemiológico do coronavírus

Apesar da retirada das páginas do Facebook, onde eram atualizados diariamente os números da pandemia do coronavírus (Sars-Cov-2), causador da Covid-19, em Mauá, a Prefeitura segue informando a população, com boletim no site da administração municipal (www.maua.sp.gov.br).