O que Mauá precisa mudar?

Por Portal Opinião Pública 02/07/2020 - 11:53 hs
Foto: Divulgação

Cleiton Vital

Mauá nasceu de "Cassaquera", nome indígena que significa "Cercados Velhos". Já foi distrito ligado a São Bernardo e Santo André, sendo emancipado em 1954, ano em que foi realizada a primeira eleição para prefeito, vice-prefeito e vereadores do novo município.

A cidade sempre esteve em foco por causa do grande potencial econômico. Sua localização privilegiada e estratégica, desde seu nascimento, proporcionou a formação de um complexo parque industrial que fornece diversos serviços, produtos e matérias-primas. Toda essa riqueza e potencial parecem não ter ajudado grande parte da população a alcançar experiências de vida com menos sofrimento.

Mauá é um município jovem, ainda engatinhando rumo a melhores condições de vida e esperança. Faz 66 anos desde a primeira eleição. De lá para cá muita coisa mudou. Naquele tempo, certamente, as demandas, os costumes, a estrutura organizacional e econômica da cidade eram diferentes. Mas, e hoje?

Quais são as principais questões da cidade para serem resolvidas neste ano de 2020? Qual o planejamento para os anos seguintes? Como devemos discutir, elaborar e executar ações nas áreas da saúde, da educação, da segurança pública, do saneamento básico e do lazer? Qual relação temos com a nossa rua, o nosso bairro, a nossa cidade? O que pode e deve mudar? Você saberia dizer?