Mauá: temos de assumir o nosso direito à cidade

Por Portal Opinião Pública 06/08/2020 - 11:40 hs
Foto: Divulgação

Precisamos corrigir o rumo para que possamos colocar no executivo e no legislativo aqueles que têm vocação para o serviço público 

Tenho apresentado semanalmente neste espaço do jornal Opinião Pública diversas questões de interesse público para a cidade de Mauá. São temas que tenho ouvido e discutido nos círculos dos quais participo na cidade, que se mostram preocupados com os rumos que a administração pública tem tomado, totalmente em desacordo com o que a população espera daqueles que prestam o serviço público. Sim, serviço! Todos aqueles que elegemos devem ter como prática a prestação de serviços à comunidade. Foi para isso que os elegemos. Infelizmente, não é o que temos visto, principalmente na atual administração, cujo foco tem sido atender exclusivamente aos interesses particulares do grupo que está no poder.

Sou bastante crítico à atual administração, que tem se mostrado a pior desde que comecei a militar na política municipal, em 1988. Começo pelas inúmeras denúncias de corrupção que pesam sobre o prefeito, amplamente divulgadas pelos meios de comunicação, e que são objeto de investigação do Ministério Público e da Polícia Federal. Soma-se a essas denúncias o fato de termos vivido desde o começo de sua gestão a instabilidade política por conta de suas sucessivas prisões e afastamentos do cargo. Por inúmeras vezes tenho dito que ao estar embaraçado com a Justiça, o prefeito não está com foco na cidade e nas necessidades cotidianas das mais de 470 mil pessoas que vivem em Mauá, mas com a própria defesa.

É justamente o problema que tem por seus desvios de conduta como servidor público, que o prefeito não tem capacidade de manter em funcionamento sequer os serviços básicos e programas que, mesmo com precariedade ou falta de recursos, vinham se mantendo em gestões anteriores. E se não houve sequer a manutenção do básico, não houve espaço para qualquer avanço, como buscar o equilíbrio fiscal ou conduzir políticas para a Educação, Saúde, Segurança, Transporte, Mobilidade ou Habitação. Não há um projeto para garantir o desenvolvimento social e econômico, de colocar Mauá numa rota mais segura.

As eleições municipais, que neste ano foram adiadas para novembro por conta da pandemia da Covid-19, nos dão a oportunidade de corrigir isso. Embora muitos afirmem terem perdido as esperanças, não imagino que queiram a manutenção do que já está muito ruim, porque a tendência é piorar se a gente não trabalhar para fazer esta correção. E nós precisamos desta correção de rumo para que a gente tenha condições de colocar no Executivo e no Legislativo aqueles com vocação para o serviço público. Nossa escolha deve ser baseada nesta vocação.

Sou pré-candidato a vereador porque quero prestar este serviço público. Quero trabalhar para que a gente tenha, no conjunto, condições de construir um projeto de cidade que seja bom para todo mundo e do qual todos nós possamos fazer parte, de participarmos juntos do desenvolvimento econômico e social que a gente tem direito. De termos direito à cidade.

Se você quer participar desta proposta, peço que participe, que apresente tudo aquilo que possa contribuir para este projeto que tem como principal objetivo a melhoria do serviço público. Para que o serviço público possa retomar a sua vocação de atender ao interesse do que é público. 

Frank de Mello é professor e pré-candidato a vereador pelo PDT de Mauá