FIFA divulga novas regras para o futsal

Por Portal Opinião Pública 06/08/2020 - 13:46 hs
Foto: Divulgação

A Associação e a Liga Mauaense de Futsal elogiaram as mudanças nas regras da modalidade propostas pela FIFA, no início de junho. Ao todo, a entidade que comanda o futebol de campo e de salão propôs 15 alterações nas regras do jogo, entre elas a possibilidade de validação de gols marcados em saídas de bola e o retorno das cobranças de cinco penalidades, em partidas que forem para a decisão por pênaltis.

Segundo a AMF, com as propostas a FIFA passa a dar mais flexibilidade para que as federações nacionais da modalidade possam definir suas regras em determinados itens. Além disso, a instituição destacou outras medidas consideradas importantes como o fato de o futsal feminino deixar de ser uma categoria independente, passando a ter o mesmo status que o futsal masculino; a retirada dos limites de idade para o futsal infantil, juvenil e veteranos foram retirados; e a possibilidade de que cada federação nacional  determine quais competições nas categorias inferiores serão definidas como "futsal amador" ou “futsal de base”.

Outro ponto importante citado pela AMF é a nova regra de saída de bola dos goleiros. De acordo com o novo texto, caso um goleiro lance a bola diretamente para o campo adversário, será marcada uma infração de tiro livre indireto, a ser cobrada do local onde a bola passou a linha. Entretanto, a aplicação desta nova medida ocorrerá, inicialmente, apenas nas categorias de base e ficará a cargo de cada federação aplicá-la ou não posteriormente. 

Campeonatos seguem parados 

A Associação e a Liga Mauaense de Futsal aproveitam a ocasião para voltar a reforçar que as competições organizadas pelas entidades seguirão paralisadas devido à pandemia de Covid-19. Segundo as instituições, os torneios só retornarão quando as autoridades de saúde e o governo estadual autorizarem. Os campeonatos da Associação e da Liga Mauaense de Futsal foram interrompidos na segunda quinzena de março, seguindo as orientações da administração municipal. O intuito da paralisação é preservar a saúde de atletas, membros das comissões das equipes e dos fãs da modalidade que acompanham os jogos.