Sonia Gatto conta sua história em favor da comunidade

Por Portal Opinião Pública 06/08/2020 - 16:49 hs
Foto: Divulgação
Sonia Gatto conta sua história em favor da comunidade
Sonia Gatto tem longo histórico de trabalho no Jd. Itapark

Pré-candidata a vereadora tem trabalho com moradores de rua reconhecido em Mauá

As histórias do Jd. Itapark e da família Gatto se misturam. As memórias são de Sonia Gatto, que ainda muito jovem começou a trabalhar com seu pai no bazar da família na Av. Itapark, que ainda hoje existe. O pai de Sonia foi comerciante a vida toda, mas acabou sendo morto por bandidos. O crime comoveu toda a comunidade e, por isso, o Ginásio Poliesportivo do bairro  ganhou o nome de João Ribiero Gatto.

Foi o sr. João que incentivou a filha a realizar trabalhos voluntários. Sonia é uma das fundadoras da Sociedade Amigos de Bairro da Vila América, entidade que presidiu por quatro anos.

Em seu mandato de presidente trouxe atendimento para mais de 100 famílias, fundou a escolinha infantil e trouxe o programa do leite para atender famílias em situação de vulnerabilidade social. “Organizamos muitas festas com atrações, levando cultura e lazer para a região”, destacou.

Com o crescimento e o fruto do seu trabalho social, Sonia deu início a um lindo projeto para moradores de rua. Com ajuda de voluntários, ela conseguia estrutura pra famílias adotarem por algum tempo um morador de rua.

O seu empenho fez com que ela ficasse conhecida como acolhedora de pessoas em situação de rua. “Na época, eu cheguei a levar alguns moradores para ficar um tempo na minha própria casa até conseguir o local adequado para eles”, recordou.

O trabalho rendeu até um casamento. Em uma das abordagens aos moradores de rua, Sonia reencontrou um namorado de infância e o tirou daquela situação. Após alguns anos, eles se casaram e Sonia cuidou dele até o dia de seu falecimento.

Por conta do seu trabalho reconhecido na cidade, Sonia recebeu o convite para ser pré-candidata a vereadora pelo Podemos.  “Mauá precisa de projetos para qualificar profissionalmente a população que mora nas ruas, dando assim a oportunidade de estarem no mercado de trabalho para que possam proporcionar a si mesmos uma vida melhor com dignidade”, analisou.

Sonia destacou que aceitou o desafio de entrar para a política também pelo apoio do Podemos ao Juiz João Veríssimo, pré-candidato a prefeito pelo PSD. “O Juiz João tem uma ficha limpa e de ligação afetiva com Mauá como eu tenho também”, afirmou a pré-candidata a vereadora.