Editorial - Valorizemos mais os nossos professores

Por Portal Opinião Pública 15/10/2020 - 12:10 hs
Foto: Freepik

Na última quinta-feira, 15 de outubro, foi comemorado o dia de um profissional essencial na sociedade, mas que muitas vezes não recebe o devido reconhecimento: o(a) professor(a).

Os professores são muito mais do que apenas responsáveis por ensinar crianças e adolescentes sobre língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia ou qualquer matéria inclusa na grade escolar. Eles são, na esmagadora maioria das vezes, influências positivas na vida de muitos jovens. Todo mundo tem um professor que, em algum momento da vida, marcou sua trajetória, seja na escola, na universidade, em um curso ou em outras atividades, seja ela ligada ao campo que for. Sempre que há um professor dedicado àquilo que faz, haverá alunos sendo positivamente inspirados. E por isso eles precisam ser valorizados.

E quando falo em valorização, não me refiro apenas à parte financeira (que é importante, é claro), mas também ao respeito e o reconhecimento pelo papel que os mestres e mestras exercem. Sim, salários melhores e mais condizentes com todo o trabalho que os professores desenvolvem é um pedido mais do que justo. Porém, respeitar e reconhecer quem tanto estuda e se prepara para ensinar, o que é um dom, é mais do que fundamental. É obrigação de todos, dos alunos, dos pais e da sociedade em geral.

A educação é o caminho para a evolução de qualquer sociedade que deseja crescer e se desenvolver. E para que isso aconteça, é necessário reconhecer no professor uma parte essencial deste processo. Precisamos fazer com que a valorização dos profissionais da educação seja algo natural, se quisermos viver em um lugar com menos desigualdade no futuro.

Feliz dia dos professores a todos.