Editorial - Prevenção o ano todo

Por Portal Opinião Pública 29/10/2020 - 11:05 hs
Foto: Freepik

Conhecido mundialmente por ser o mês de conscientização sobre o câncer de mama, outubro está chegando ao fim. Porém, as ações de esclarecimento sobre a importância da prevenção a esse tipo de câncer, o mais comum e o que mais causa mortes entre mulheres segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), devem continuar a ser realizadas ao longo de todo o ano.

Educar as pessoas sobre o quão fundamental é a prevenção ainda é o melhor caminho para evitar que muitas doenças surjam ou evoluam. Daí a importância de dedicar um mês inteiro para abordar o tema. Isso acaba concentrando iniciativas e campanhas em um período que muitas pessoas já associam ao assunto. Contudo, é muito importante também encontrar meios de pregar essa conscientização ao longo dos 365 dias do ano, afinal, a doença não escolhe data para aparecer.

Além disso, é fundamental que o sistema de saúde participe disso, levando informações e oferecendo meios para que as mulheres que se encontram em situação de maior vulnerabilidade possam ter acesso a exames preventivos e ao tratamento, em caso de necessidade, já que, infelizmente, grande parcela da população feminina ainda careça deste cuidado.

O Outubro Rosa é uma das campanhas mais importantes atualmente realizadas no âmbito da saúde feminina (assim como é o Novembro Azul, prestes a ser iniciado visando a saúde masculina e a prevenção do câncer de próstata). Mas a prevenção não pode parar, é um trabalho constante e que precisa ser feito com empenho e dedicação porque salva vidas. Portanto, espalhe essas informações sempre que possível para o maior número de mulheres que puder. Certamente, isso fará uma enorme diferença.