O Carnaval no Brasil

Por Marcelo Balvian 19/02/2020 - 09:12 hs
O Carnaval no Brasil
Carnaval de rua em Mauá, no ano de 2015

Um dos grandes símbolos do Brasil no exterior, o Carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Desde os desfiles das escolas de samba até os bloquinhos espalhados por diversas cidades do país, passando pelos trios elétricos que animam multidões, as micaretas e as festas de salão, essa grande comemoração, que ocorre entre fevereiro e março, é sempre uma data muito aguardada por todos. Porém, o que pouca gente conhece é a origem desta festa enorme que mexe com toda uma nação. 

O Carnaval tem sua origem no entrudo português, uma comemoração onde as pessoas jogavam água, ovos e farinha umas nas outras. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma, tendo assim um significado ligado à liberdade, sentido que permeia o nosso Carnaval até os dias atuais. 

O entrudo (os três dias que precedem a entrada da Quaresma) chegou ao Brasil por volta do século XVII, sendo influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o Carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Deste modo, ao ser adaptado ao Brasil, personagens como a Colombina, o Pierrô e o Rei Momo acabaram incorporados ao nosso Carnaval. 

Já no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos no Brasil, com os cordões e os famosos "corsos" (cortejo, desfile de carros). Estes últimos tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está aí a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

Com o passar dos anos, o Carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. E todo esse desenvolvimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas, músicas que deixavam o carnaval cada vez mais animado. 

Porém, quando pensamos em Carnaval hoje em dia, a primeira coisa que nos vem à cabeça são as escolas de samba. E a primeira delas surgiu no Rio de Janeiro, chamando-se “Deixa Falar”. A escola foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva e, anos mais tarde, transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir daí, o Carnaval de rua começou a ganhar um novo formato e novas escolas de samba começaram a surgir no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas, logo elas começaram os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada, dando origem à festança que conhecemos hoje. 

Tradições regionais 

Por ser um país de proporções continentais, cada região do Brasil possui suas características e tradições. E no Carnaval, isso não é diferente. Se no sudeste temos a tradição dos desfiles dos blocos de rua ao som das marchinhas, na região Nordeste a festa tem suas próprias peculiaridades. Em cidades como Recife e Olinda, por exemplo, os foliões saem às ruas durante o Carnaval no ritmo do frevo e do maracatu e curtem também os desfiles dos bonecos gigantes, uma das principais atrações locais. 

Já em Salvador, quem realmente embala o público são os trios elétricos, que contam com a presença de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi. 

Importância do Carnaval para o turismo e negócios 

O Carnaval não é apenas um bom feriado para viajar, se esquecer os problemas e ficar livre do estresse do trabalho e das responsabilidades de nosso cotidiano. O feriado também é um dos mais impactantes do país, responsável por movimentar boa parte da economia em setores como turismo e negócios, influenciando positivamente no cenário econômico geral do país pelo resto do ano. 

Para se ter uma ideia, o Carnaval é o campeão de vendas entre as principais festas nacionais, trazendo turistas de todas as partes do mundo para acompanhar os festejos e fazendo com que os próprios brasileiros viajem por cidades e estados do país, fomentando o consumo em várias localidades. E a força da festa se revela cada vez maior com o passar dos anos! 

Curiosidades sobre o Carnaval no Brasil 

- As fantasias de Carnaval mais usadas durante a festa brasileira são provenientes de personagens do teatro popular de comédia italiano, dos séculos XVI ao XVIII. São eles o Pierrô, a Colombina e o Arlequim; 

- O Guinness Book, o “Livro de Recordes Mundiais” apresenta o Carnaval do Rio de Janeiro como sendo o maior do mundo. De acordo com os dados, a festa popular tem a participação de cerca de dois milhões de foliões por dia; 

- Em 2020, o Carnaval será no dia 25 de fevereiro.