Qual a importância de realizar a vacinação com um médico veterinário?

A imunização é a melhor maneira de proteger você e seu pet, já que existem algumas doenças que são consideradas zoonoses (leptospirose, raiva, por exemplo). Mas você sabe quais são as vacinas essenciais para cães e gatos? 

Para os cães, as vacinas múltiplas importadas (V8 ou V10) e vacina antirrábica garantem a saúde de seu pet. Já para os gatos, as vacinas V4, V5 e a vacina antirrábica cumprem o papel de evitar que os bichanos desenvolvam essas zoonoses. 

Outras nomenclaturas - nomeadas como vacinas nacionais – também são muito boas. Porém, como qualquer pessoa consegue comprar, muitas vezes elas são mal utilizadas, especialmente quando não há o conhecimento técnico para aplicação ou quando as condições ideais de conservação não são mantidas. Desta forma, elas podem perder seu efeito de imunização. Como digo nas consultas, são vacinas boas, mas mal manuseadas. 

Já no caso das vacinas importadas, elas são processadas e vendidas somente para médicos veterinários, o que garante a imunização do animal após o protocolo vacinal completo, algo que nem sempre é possível garantir com vacinas nacionais. Aliás, vemos com muita frequência animais desenvolvendo doenças infecciosas graves mesmo com a vacinação completa nacional. 

Durante a vacinação com o médico veterinário, o animal acaba passando por uma pré-avaliação até para saber se ele está apto a receber a dose e isso não pode ser cobrado, é obrigação de todo veterinário. Caso seja identificada qualquer intercorrência para vacinação, ela não será feita até o tratamento e consulta médica de rotina com o veterinário de confiança. 

Para saber qual é o protocolo vacinal ideal para o seu pet, é imprescindível uma avaliação do médico veterinário, para determinar o melhor protocolo de acordo com o estilo de vida e particularidades do seu pet.