Nossa Mauá ontem e hoje

Desenvolvimento e crescimento demográfico: Mauá em números através dos censos (1934/2022)

Por Daniel Alcarria 18/07/2023 - 14:50 hs
Nossa Mauá ontem e hoje
A diversificação e o secular crescimento econômico de Mauá foram fatores determinantes para o aument

Os números divulgados recentemente pelo IBGE apontaram os primeiros resultados do Censo Demográfico de 2022. A abrangência dos temas e os respectivos dados coletados apresentam elementos de interesse econômico e social e ajudam a nortear agentes públicos e privados na definição de estratégias de planejamento para o desenvolvimento do país. Além disso, nos indicam para uma análise estatística inserida junto às características históricas e geográficas da sociedade, com suas particularidades socioeconômicas e culturais.

Em Mauá, como em regra, o crescimento populacional foi determinado pelos processos econômicos que, por sua vez, ditaram os caminhos que levaram sua ocupação espaço-territorial e o desenvolvimento do município em todos seus aspectos. Observando especificamente os dados demográficos disponíveis desde o primeiro recenseamento feito no país (1872), o território da atual cidade de Mauá foi sendo gradativamente ocupado conforme cresciam as atividades laborais.

Os primeiros habitantes, as primeiras atividades

Durante os séculos iniciais da colonização do Brasil, a ocupação do território que conhecemos hoje como o município de Mauá ocorreu de maneira dispersa e numericamente reduzida. As atividades religiosas da Capela do Pilar (erigida em 1714) fez surgir um pequeno núcleo. Somente com a inauguração da Estação ferroviária de Pilar (atual estação de Mauá) em 1883, é que a população local conheceu significativo crescimento.

Como salientado anteriormente, logo após a construção da estação ocorreu grande estímulo às atividades econômicas ligadas à extração da pedra, do corte de lenha, da produção de carvão, tijolos e cerâmica. Logo nas primeiras décadas do século XX surgiriam as fábricas de louças, cerâmicas e porcelanas, dando grande impulso ao desenvolvimento econômico e populacional da futura Mauá, conhecida à época como a capital nacional da porcelana fina.

Mauá tinha uma população estimada em aproximadamente 2000 habitantes no início dos anos 1940, quando até então os dados demográficos eram obtidos de forma indireta através de fontes e dados de relatórios eclesiásticos e cartoriais. Com a criação do IBGE, em 1936, inaugurou-se a moderna fase censitária no Brasil, caracterizada pela periodicidade decenal dos censos demográficos. A pioneira contagem dessa nova fase ocorreu em 1940.

Uma cidade em permanente crescimento econômico e demográfico

Conforme observado, o crescimento e a diversificação da economia local, resultante dos ciclos da exploração dos recursos naturais, do surgimento das primeiras indústrias cerâmicas e porcelanas, da instalação do pólo petroquímico e atualmente, da existência de um setor terciário fortalecido pelas atividades de prestação de serviços e do comércio, foram elementos centrais na conformação urbana e demográfica da Mauá que temos hoje.

Ao passo que a economia crescia, crescia também a necessidade de mão de obra para alimentá-la, favorecendo e provocando dessa maneira um aumento substancial do quadro demográfico na cidade, sendo ocupados gradativamente os morros e encostas, com novos bairros e loteamentos operários para abrigar essa nova gente de Mauá.

 

DATA

POPULAÇÃO

1934

1.853

1940

2.653

1950

9.472      

1960

28.924

1970

101.726

1980

205.740

1991

294.998

2000

363.392

2010

417.281

2022

418.261

Quadro 1: Evolução numérico-quantitativa da população de Mauá. O período com as maiores taxas de crescimento (1960/1990) resultou dos processos de desenvolvimento econômico local, ainda hoje presentes.

 

Os dados do censo de 2022 têm levantado uma série de questionamentos entre os mauaenses, sobretudo em razão do número de habitantes apresentados pelo órgão (418.261). Isso pode ser explicado por uma série de razões, mas fato mesmo é que, segundo o IBGE, Mauá teve acréscimo de ‘apenas’ 1020 cidadãos entre 2010 e 2022. Polêmicas à parte, certo mesmo é que o município cresce sem limites desde seu surgimento e continuará a crescer, em maior ou menor número, em suas razões e proporções econômicas e, consequentemente, na quantidade de pessoas que ajudam a mover sua pujante e permanente grandeza.   

Bibliografia consultada: 

http://www.estacoesferroviarias.com.br

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br

MÉDICI, Ademir. De Pilar a Mauá. Mauá: Prefeitura de Mauá - Fundo de Apoio a Cultura, 1986.