A evolução da Web nos âmbitos social e corporativo

Por Professor Fernando da Informática 18/07/2023 - 16:43 hs

A história da internet é dividida em épocas marcadas pela implementação de novas tecnologias e mudanças na forma como interagimos nela. Conhecidas como Web 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0, essas fases contam com características muito específicas. Nas próximas linhas, vou explicar um pouco de como cada uma se desenvolveu. 

Web 1.0 

A Web 1.0 refere-se aos primeiros estágios da internet, quando a World Wide Web estava em sua fase inicial de desenvolvimento. Essa fase se estende desde o surgimento da web até meados dos anos 1990.

Uma de suas principais características era os conteúdos estáticos, ou seja, sites que eram predominantemente compostos por páginas estáticas de HTML, com pouca ou nenhuma interatividade. 

Web 2.0 

A Web 2.0 representa uma evolução significativa em relação à Web 1.0 e está associada ao crescimento das redes sociais, colaboração online e interatividade aprimorada. Essa fase começou no final dos anos 1990 e continua até os dias atuais.

As principais características da Web 2.0 são a participação do usuário, que pode criar e compartilhar conteúdo facilmente por meio de blogs, redes sociais e outros tipos de ferramentas e plataformas interativas. 

Web 3.0 

Já o termo Web 3.0 é usado para descrever uma visão futura da web, na qual as informações são semânticas e estruturadas e as máquinas são capazes de entender e interpretar o conteúdo.

Nela, a informação é organizada e estruturada. Uma de suas características é o aperfeiçoamento da inteligência artificial e aprendizado da máquina. A Internet das Coisas (IoT) é um dos trunfos da Web 3.0, permitindo a interconexão de dispositivos e sensores. 

Web 4.0 

Por fim, temos a Web 4.0, que promete aumentar cada vez mais a experiência e as oportunidades para construir um negócio de sucesso com a aplicação do uso de tecnologias como a inteligência artificial, promovendo o relacionamento constante entre máquinas e humanos!

Cada geração da web representa um estágio diferente de evolução tecnológica e mudanças na forma como interagimos com a grande rede. A web continua a se transformar, impulsionada por avanços tecnológicos e novas demandas dos usuários.

É importante estarmos atentos a essas mudanças e adaptarmos nossas habilidades e conhecimentos para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas por cada nova geração da web.