Ações voltadas à campanha “Outubro Rosa” são iniciadas em Mauá

Por Portal Opinião Pública 05/10/2023 - 09:31 hs
Foto: Divulgação
Ações voltadas à campanha “Outubro Rosa” são iniciadas em Mauá
REFEMA é uma das entidades mauaenses que iniciaram programação de ações pelo "Outubro Rosa"

Campanha anual realizada em todo o planeta, o “Outubro Rosa” já conta com uma série de ações que estão sendo promovidas em Mauá. Nos últimos dias e, ao longo de todo o mês, o Poder Público, entidades e pessoas físicas estarão promovendo uma série de iniciativas para ajudar no aumento da conscientização pela prevenção do câncer de mama, que segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), é o segundo tipo de câncer com maior incidência no Brasil.

Como forma de contribuir com a campanha, o Jornal Opinião Pública irá destacar algumas das atividades que já ocorreram na cidade e outras que ainda estão por vir ao longo do mês e que visam chamar a atenção para esse tema tão importante. 

Prefeitura de Mauá 

Nesta segunda-feira (2), a Prefeitura de Mauá iniciou as ações do “Outubro Rosa” na cidade com um evento no Parque da Juventude. Cerca de 500 pessoas participaram da celebração, que contou com a presença dos alunos do projeto “Viver Bem”, promovido pela gestão municipal e que oferece atividade física gratuita como prevenção a doenças e ajuda na reabilitação de pacientes nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. Atualmente, o projeto conta com mais de dois mil participantes.

A atividade foi promovida em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Mauá e foi observada de perto pela primeira-dama de Mauá e presidente do FSS, Fernanda Oliveira, que participou de uma caminhada desde a UBS Parque São Vicente, com o grupo de pacientes e servidores do local, até o parque. “Essa campanha é muito importante na questão da prevenção, para falarmos, conscientizar, ter esse autocuidado e se alertar para os sinais que o nosso corpo dá”, declarou.

O prefeito Marcelo Oliveira (PT) também esteve presente. “Este evento, uma celebração da força, da esperança e da solidariedade, contou com mobilização de diversas secretarias de governo. Durante todo o mês, nossa gestão realizará ações voltadas à conscientização e à prevenção contra o câncer de mama”, afirmou.

Quanto aos próximos eventos referentes às celebrações do “Outubro Rosa”, o Paço mauaense já tem um cronograma de atividades que serão realizadas em diversas unidades básicas de saúde, contemplando palestras, exames, atividades físicas, entre outras ações. A programação preparada pela Secretaria de Saúde pode ser consultada no link: https://tinyurl.com/OutubroRosaMaua2023.

Além disso, a administração municipal informou que, desde julho de 2022, a fila de mulheres aguardando para fazer mamografias na rede municipal de saúde foi zerada e que, atualmente, toda mulher que passa por atendimento médico nas 23 UBSs e recebe encaminhamento para mamografia, já sai com dia e hora marcados para fazer o exame. De acordo com dados da Prefeitura, ao longo de 21 meses de trabalho, foram realizados 15.858 exames, média mensal de 755 (dados atualizados até agosto de 2023). 

REFEMA 

Conhecida em toda a cidade por seu trabalho na luta contra o câncer, a REFEMA (Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mauá) também já iniciou suas atividades em celebração ao “Outubro Rosa”. Atualmente presidida por Nanci Vecchi, a entidade mauaense realizou, já no domingo (1º de outubro), a primeira ação do mês com a adição de luzes na cor rosa na sede do instituto, como forma de conscientização para a prevenção ao câncer de mama. Na segunda-feira (2), voluntárias da associação ministraram uma palestra para os colaboradores da Transportadora e Logística Moromizato, com o tema “Importância e Conscientização dos Exames Preventivos para Tratamento do Câncer de Mama”. Membros da rede também estiveram no evento organizado pela Prefeitura no Parque da Juventude. 

Já para as próximas semanas, a entidade tem ações agendadas: no dia 10 acontecerá a entrega de presentes aos assistidos da REFEMA e conscientização e importância do “Outubro Rosa” por meio da ação REFEMA e Empreender de Coração. O dia 15 está reservado para a 18ª edição da “Caminhada da REFEMA do Outubro Rosa”. A concentração para o evento acontece a partir das 7h30, no Parque da Juventude.

Na semana seguinte, no dia 22, será realizada a 2ª edição da “Caminhada Amigas do Peito e do Pedal Noturno”, ações apoiadas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mauá. A concentração para o evento será a partir das 7h no Paço Municipal. No dia 24, o Instituto Cinco Pilates organizará, na sede da REFEMA, uma ação para todos os assistidos pela entidade, com a presença de psicólogos, com uma oficina de maquiagem e com a entrega de presentes. 

Instituto Romatt de Combate ao Câncer 

A enfermeira Talita Romatt, que há anos organiza a campanha “Doe Lenço, Doe Alegria”, voltada para mulheres que passaram por tratamentos contra o câncer, também realizará ações para ressaltar a importância da prevenção contra a doença durante o “Outubro Rosa”. Através do Instituto Romatt de Combate ao Câncer e em parceria com o Mauá Plaza Shopping, Talita ganhou um espaço no centro de compras aberto no último domingo (1). No local, além do acolhimento a pacientes oncológicos, estão sendo realizadas diversas atividades como “Dia de Princesa”, lojinha solidária, corte solidário, conversas e palestras com profissionais de saúde e aulas. É possível ainda contribuir com a doação de lenços, bonés, turbantes e cabelos na própria loja.

Outra atividade planejada por Talita é a 3ª edição da Caminhada e Pedalada Combat Pink, que tem por meta impulsionar o esporte no combate ao câncer. O evento será realizado no dia 22 de outubro e já está com inscrições abertas através do link forms.gle/W8qb8eJ2vUxKk7PZ6 ao custo de R$ 55. A retirada dos kits, com camiseta e ecobag, será feita no dia 21, no Mauá Plaza Shopping, mediante apresentação do recibo da inscrição e documento com foto. Já a corrida e pedalada terá largada às 8h, em frente ao shopping. A concentração se inicia às 7h, na Doca do centro comercial. 

Fábio Maciel 

O empresário Fábio Maciel também tem planejado ações próprias para auxiliar a população feminina durante o “Outubro Rosa”. O empreendedor vem tocando uma campanha para informar as mulheres sobre a doença por meio da distribuição de informativos explicando a importância da realização de exames e quais são os sintomas relacionados a enfermidade.

Maciel, que por muitos anos trabalhou na área da saúde, disse ser fundamental não apenas levar informações para o público feminino referentes a doença, mas também estimular que as próprias mulheres desenvolvam hábitos que ampliem o autocuidado, bem como mantenham os exames preventivos atualizados. Atualmente, o câncer de mama é o segundo em incidência no país.

“Trabalhei por muito tempo na área da saúde, então sei bem como é importante levar esse tipo de informação para que as pessoas entendam o real perigo desta doença. Muitas mulheres não têm acesso a esse tipo de cuidado, assim, pretendemos ajudar o maior número possível de pessoas a compreender melhor o que é o câncer de mama e como deve ser feita a prevenção”, disse na última semana ao Jornal Opinião Pública.