Editorial – Expansão ferroviária?

Por Portal Opinião Pública 07/03/2024 - 15:41 hs
Foto: Jornal Opinião Pública
Editorial – Expansão ferroviária?
Estação Mauá da CPTM

Anunciada na última semana, a construção de uma linha ferroviária que ligará São Paulo a Campinas, a partir de 2031, pode ser um passo muito importante na expansão da malha ferroviária no estado, caso realmente saia do papel.

O transporte por trilhos é uma alternativa bastante popular em muitas partes do mundo. Porém, no Brasil esse tipo de meio de locomoção ainda precisa evoluir bastante. Em grandes cidades e suas regiões metropolitanas, onde os trens e o metrô possuem milhões de usuários diários, sendo alternativas que realmente desafogam o trânsito nas ruas, ainda há muitos problemas de funcionamento. A operação de diversas linhas é bastante falha e a infraestrutura de composições, estações, trilhos e entorno deixa a desejar.

Além disso, a expansão do transporte ferroviário ficou, em muitos casos, apenas no imaginário da população. Há anos surgem promessas que nunca saem do papel. Projetos de criação de linhas que ligariam grandes cidades e até capitais, inspirados nos serviços vistos em países europeus ou no Japão, foram alardeados pelos quatro cantos, mas nunca se tornaram realidade. Por isso, há a desconfiança com qualquer plano que surja.

O anúncio do governo paulista para a construção do trem intercidades que ligará São Paulo a Campinas em pouco mais de uma hora com veículos de média velocidade é mais um projeto que desejamos ver saindo do papel. O leilão para definir a empresa (ou as empresas) que serão responsáveis pela construção e operação do serviço (bem como a operação e expansão da linha 7 – Rubi, que já existe e chega até Jundiaí, cidade próxima de Campinas) foi feito e já tem vencedor. A expectativa é de que alguns bilhões sejam investidos. Mas vamos aguardar, pois o histórico recente não é dos mais favoráveis quanto a obras deste tipo.