Editorial – O cuidado não pode parar

Por Portal Opinião Pública 02/05/2024 - 11:50 hs
Foto: Wikipedia / Reprodução

Desde o início do ano, o Brasil tem enfrentado uma dura batalha contra a dengue, que apresentou um grande crescimento no número de casos. Segundo dados apurados pelo Ministério da Saúde, dentro de seu painel de monitoramento de arboviroses, mais de quatro milhões de pessoas já foram acometidas pela doença, com 1.937 óbitos confirmados e 2.345 em investigação.

O alto número de casos registrados de dengue pelo país mostra que não se pode baixar a guarda com essa doença. Mas para isso, todos precisam fazer sua parte. Governos federal, estaduais e municipais precisam seguir investindo no combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, com ações de fiscalização em residências e áreas públicas, além de campanhas de conscientização.

Já a população também precisa agir na prevenção com a adoção de hábitos simples de vistoria em nossas residências. Verificar, periodicamente, se a caixa d’água está completamente vedada, se não há água parada em vasos, calhas, pneus, garrafas e qualquer outro lugar onde ela possa se acumular, ajuda muito no combate ao mosquito.

Se cada um fizer sua parte, logo essa situação poderá ser revertida e a dengue voltar a ser controlada no país. Mas o cuidado não pode parar.