Ex-prefeito de Mauá, Oswaldo Dias morre aos 82 anos

Por Portal Opinião Pública 08/08/2024 - 10:43 hs
Foto: Evandro Oliveira-PMM / Divulgação
Ex-prefeito de Mauá, Oswaldo Dias morre aos 82 anos
Oswaldo Dias foi prefeito por 3 mandatos em Mauá

Morreu na madrugada desta segunda-feira (5), em Mauá, o ex-prefeito Oswaldo Dias, aos 82 anos. Chefe do Executivo mauaense por três mandatos (1997 a 2004 e 2009 a 2012), Dias estava internado na UTI do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini e enfrentava uma doença pulmonar.

O sepultamento do ex-prefeito ocorreu na manhã desta terça-feira (6), no Cemitério Vale dos Pinheirais, no Jardim Primavera, após velório aberto para o público no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, uma das obras inauguradas em suas gestões frente ao Paço mauaense.

Em suas redes sociais, o prefeito Marcelo Oliveira (PT) prestou uma homenagem a Dias, destacando sua trajetória de vida e seu papel na política municipal. “Fez muito, deixou exemplos a partir de sua própria casa, constituiu uma família militante nas causas do povo, fez escola na política com administração respeitada pelo país afora. Deixou seu nome no coração do povo”, disse em trecho de um vídeo.

O PT de Mauá também divulgou uma nota, manifestando pesar pelo falecimento do ex-prefeito. “O Partido dos Trabalhadores de Mauá agradece profundamente ao ex-prefeito Oswaldo Dias por todo aprendizado e por toda luta. Sua dedicação e seus ensinamentos continuarão a inspirar gerações em Mauá. Seu legado de dedicação e transformação social permanece enraizado em nossa comunidade e em nossos corações. Lamentando sua partida, desejamos aos familiares, à nossa militância e aos amigos os nossos mais profundos e sinceros sentimentos”.

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, entidade que Dias presidiu em 2000, também lamentou a morte do ex-prefeito de Mauá, e manifestou sua solidariedade à família do petista. 

Trajetória 

Nascido na cidade de Guarani, em Minas Gerais, Oswaldo Dias chegou à Mauá nos anos 1960 e trabalhou em diversas empresas na região do Grande ABC até concluir o curso superior em Ciências Sociais. Após se formar, Dias passou a lecionar na rede pública estadual, onde permaneceu até 1995, pouco antes de iniciar à campanha pela Prefeitura de Mauá que lhe renderia seu primeiro mandato na cidade.

Ainda no início dos anos 1980, ele passou a estreitar sua relação com a política, sendo peça fundamental para a abertura do primeiro núcleo do Partido dos Trabalhadores em Mauá. Filiado à sigla, Dias concorreu à Prefeitura em 1988 e quatro anos depois foi eleito vereador em 1992, função que ele diz ter sido essencial para que ele conhecesse bem a cidade e pudesse fazer um bom mandato como prefeito, a partir de 1997.

“A nossa vereança se prendeu muito em conhecer a realidade do município. Fizemos uma Comissão de Inquérito para apurar a dívida, outra para apurar uma obra superfaturada e com isso passamos a discutir a cidade de tal forma que, quando fomos eleitos, tínhamos uma visão bastante abrangente do que era Mauá. Até porque por conhecer a cidade de 1979 até 1996, conhecíamos bem a cidade através das escolas”, disse em entrevista à Revista Sucesso.

Eleito prefeito com o slogan ‘Chega de Abandono, Adote Mauá’, Dias foi responsável por uma grande mudança na cidade em seus oito primeiros anos de governo a partir de obras como o Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, o novo prédio da Câmara dos Vereadores, o Teatro Municipal, a construção do Shopping Popular, a chegada do Mauá Plaza Shopping e do Rodoanel, entre outras benfeitorias.

Ele retornou ao Paço em 2009 para um terceiro mandato, desta vez mais focado na área social. “Construímos vários CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), construímos as UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), a área social no Cadastro Único avançou muito, mas o terceiro mandato foi mais difícil”, lembrou à Revista Sucesso.

Nos últimos anos, devido a saúde debilitada, Dias estava distante da vida pública mauaense, mas se mantinha ativo na militância.