Câncer de cabeça e pescoço tem como fatores de risco o HPV, tabagismo e consumo excessivo de álcool

Por Portal Opinião Pública 04/07/2025 - 12:47 hs
Foto: Divulgação

Segundo uma pesquisa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), publicada na revista científica The Lancet Regional Health Americas, oito em cada 10 casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil são diagnosticados em estágio avançado. Para 2025, a estimativa é de cerca de 40 mil novos casos no país, que está entre os que mais registram esse tipo de tumor no mundo.

Apesar dos números preocupantes, quando identificados precocemente, esses tumores apresentam até 90% de chances de cura. Por isso, a conscientização é fundamental e a campanha Julho Verde tem papel importante na prevenção e no diagnóstico precoce da doença.

O otorrinolaringologista Thiago Brunelli, do hospital Santa Casa de Mauá, reforça que esses tumores podem se desenvolver em diversas regiões como boca, língua, gengiva, palato, bochecha, laringe, tireoide, orofaringe, nariz, seios nasais, nasofaringe e pescoço. “Essas patologias comprometem funções importantes para o bem-estar, como a respiração, a deglutição e a fala”, explica o especialista.

Entre os sintomas de alerta que podem detectar a doença precocemente estão a dor de garganta e rouquidão persistentes, dificuldades para engolir, nódulos no pescoço, aftas, manchas brancas e avermelhadas na boca, além de sangramento. Os sintomas que persistem por mais de 15 dias precisam ser avaliados por um especialista.

Apesar da doença ter origem hereditária e poder se manifestar em razão de excesso de poluentes e obesidade, os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço são o tabagismo, o consumo de álcool, as próteses dentárias mal colocadas, a má higiene bucal e até o vírus do HPV. O tratamento pode exigir cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

A melhor forma de prevenção é adotar uma alimentação saudável e balanceada em iodo, consumo moderado de bebidas alcoólicas, fazer uma boa higiene bucal, consultar regularmente um dentista, não fumar e fazer exames periódicos. 

O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1.374 – Vila Assis – Mauá – telefone (11) 2198-8300.