Editorial – Educação financeira

Por Portal Opinião Pública 10/07/2025 - 15:30 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

Em um mundo onde somos constantemente bombardeados por propagandas de diversos tipos de produtos e, muitas vezes acabamos cedendo aos impulsos consumistas, devido à grande variedade de produtos que preenchem o mercado e a facilidade no acesso a crédito para compras, cada vez mais vemos pessoas sucumbindo a problemas financeiros. E é nessa esteira que se torna, mais e mais necessário, debater formas de apresentar às pessoas os conceitos da educação financeira.

Temos visto, ao longo dos últimos anos, que a falta de conhecimento e discussões sobre o tema acaba gerando ciclos viciosos de gastos e mais gastos que se tornam bolas de neve gigantescas nas vidas de muitas pessoas. Deste modo, é crucial mostrar a esses indivíduos como gerir as próprias finanças de maneira prática, construindo assim um pilar para uma vida estável.

Levar os conceitos de educação financeira para famílias, através de programas voltados para incentivar esse cuidado, e apresentar conteúdos sobre o tema às crianças, desde os primeiros anos escolares, são caminhos para a formação de cidadãos mais conscientes quanto a esse assunto e menos propensos a cair em golpes ou armadilhas, colaborando também para o bem-estar monetário e psicológico de muitas famílias.

A educação financeira não pode ser vista apenas como um assunto voltado para economistas, investidores ou pessoas que trabalham diretamente com dinheiro. Esse é um tópico de bem-estar social e que, se for ser bem trabalhado junto à população, trará enormes benefícios a longo prazo, criando uma maior consciência de consumo em uma população que não se opõe em gastar, mas que poderá fazê-lo com muito mais sabedoria e assertividade.