Marcelo Oliveira busca recursos em Brasília para fortalecer o SAMU

Por Portal Opinião Pública 21/08/2025 - 10:33 hs
Foto: PMM / Divulgação
Marcelo Oliveira busca recursos em Brasília para fortalecer o SAMU
Demanda das cidades foi feita para diminuir sobrecarga nos atendimentos via SAMU na região

Prefeito articula verba para nova Base de Regulação em Mauá e expansão das unidades em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra ao lado de Guto e Akira 

O prefeito Marcelo Oliveira (PT) esteve em Brasília, nesta terça-feira (19), para solicitar - junto ao Ministério da Saúde - a ampliação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na microrregião formada por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Além de Oliveira, os prefeitos das outras duas cidades, Guto Volpi (PL) e Akira Auriani (PSB), estiveram presentes ao encontro, que também contou com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Um dos principais pedidos feitos pelos prefeitos foi a disponibilização de ambulâncias que possam ficar em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, e também a indicação de uma nova Base de Regulação em Mauá. Segundo o Paço mauaense, cerca de 20% dos atendimentos do SAMU de Mauá são destinados a moradores de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, o que sobrecarrega o tempo de resposta para ocorrências.

De acordo com o prefeito mauaense, o objetivo deste novo plano é descentralizar os serviços, para reduzir o tempo de atendimento, além de garantir que o financiamento seja assumido pelo Governo Federal, já que atualmente os custos recaem sobre as prefeituras.

“É uma pauta recorrente nas reuniões do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Nosso propósito é ampliar a rede regional e dar mais agilidade às respostas aos atendimentos de emergência”, explicou.

Já o ministro Padilha demonstrou apoio ao pleito e disse que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende ampliar a rede. “É muito importante o Grande ABC ter uma base em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, porque vai ajudar as duas cidades e também Mauá”.

Atualmente, o SAMU de Mauá conta com cerca de 200 profissionais para cobrir os três municípios. A criação de novas bases reduziria significativamente o tempo de resposta, que pode ser crucial em situações de emergência. 

Frota renovada 

No mês passado, o Governo Federal anunciou recursos extras para a saúde em Mauá, incluindo a entrega de quatro novas ambulâncias para o SAMU: duas de suporte avançado (USA) e duas de suporte básico (USB). Somadas às três unidades recebidas em dezembro, a frota que atende os três municípios foi totalmente renovada.