Mauá fecha contas no azul pelo quinto ano consecutivo

Por Portal Opinião Pública 05/02/2026 - 10:13 hs
Foto: Evandro Oliveira-PMM / Divulgação
Mauá fecha contas no azul pelo quinto ano consecutivo
Prefeitura de Mauá também teve suas contas de 2021, 2022 e 2023 aprovadas pelo Tribunal de Contas

Sob gestão de Marcelo Oliveira, o município mantém sequência de superávits desde 2021 e conquista reconhecimento nacional em transparência fiscal 

A Prefeitura de Mauá voltou a encerrar um ano com as contas públicas no azul. De acordo com informações do Paço, a atual gestão do prefeito Marcelo Oliveira (PT) obteve superávit em relação ao balanço financeiro de 2025, marcando assim o quinto ano consecutivo em que a administração do petista finaliza o ano com saldo positivo.

Segundo a administração mauaense, o resultado obtido em 2025 reforça a trajetória de recuperação financeira do município e a adoção de medidas de responsabilidade fiscal desde o início do mandato. No último ano, além do equilíbrio orçamentário mantido desde que Oliveira assumiu o Paço, Mauá recebeu a nota “A” em Qualidade Contábil e Transparência Fiscal, concedida pela Secretaria do Tesouro Nacional. Atualmente, o município possui a terceira melhor classificação no Estado de São Paulo. O reconhecimento destaca boas práticas na gestão das contas públicas e na prestação de informações à população.

A Prefeitura também destaca que outro indicador relevante da solidez fiscal de Mauá tem sido as seguidas aprovações das contas municipais pelo TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), que aceitou os balanços entregues pelo município referentes aos exercícios de 2021, 2022 e 2023. Além disso, há indicativos de que as contas de 2024 também deverão receber parecer favorável, de acordo com a gestão.

Ainda conforme pontuou a administração, o ciclo positivo reflete o esforço conjunto do governo, das secretarias e das equipes técnicas envolvidas, aliado ao controle rigoroso dos gastos, ao cuidado com o dinheiro público e a um cenário econômico mais aquecido na cidade, que contribuiu para a melhora da arrecadação. O prefeito destacou que os resultados representam uma virada importante na história recente do município.

“Quando assumimos a Prefeitura de Mauá, encontramos um cenário extremamente difícil, com um volume de restos a pagar e compromissos de curto prazo sem lastro financeiro que, somados, ultrapassavam R$ 160 milhões, além de um quadro de absoluta desorganização financeira e orçamentária. Com muito trabalho, responsabilidade e planejamento, conseguimos reorganizar as contas do município e hoje comemoramos o quinto ano consecutivo de superávit. Isso demonstra nosso compromisso com o dinheiro público e com uma gestão transparente, que coloca Mauá novamente em um caminho de estabilidade e desenvolvimento”, afirmou Oliveira.

Já o secretário de Finanças, Vagner Minervino da Rocha, ressaltou que o desempenho fiscal é resultado de uma política de gestão baseada em rigor técnico e transparência.

“Esse resultado é fruto de esforços coletivos das secretarias e de um trabalho técnico diário baseado no controle de gastos, na melhoria da qualidade da informação contábil para tomada de decisão e no fortalecimento da arrecadação municipal. O reconhecimento do Tesouro Nacional com a nota máxima mostra que Mauá avançou não apenas no equilíbrio financeiro, mas também na forma como presta contas aos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado, e à população como um todo”, explicou.

No fechamento do orçamento do município, a diferença entre receitas e despesas apresentou superávit de 1,15% da arrecadação.

“Isso representa o equilíbrio nas contas. Significa que investimos em bens e serviços à população quase a totalidade dos recursos arrecadados em 2025, cumprindo a missão da gestão pública”, complementou.

Com os números favoráveis, Mauá vive agora a expectativa de manter a nota “B+” na Capacidade de Pagamento (CAPAG), indicador do Tesouro Nacional que mede a capacidade financeira dos municípios e influencia diretamente no acesso a financiamentos para investimentos.

“Manter e melhorar essa classificação é fundamental, porque amplia as oportunidades de investimentos e financiamentos para uma cidade que carece da ampliação e melhoria dos serviços prestados pela prefeitura. Isso significa mais obras, mais serviços e mais qualidade de vida para a nossa população, sempre com responsabilidade fiscal, para que Mauá jamais reviva o passado recente”, completou o prefeito.

Após encontrar um cenário extremamente crítico no início de 2021, ainda durante a pandemia e em meio a um quadro de caos administrativo e financeiro, a gestão assumiu o compromisso de colocar a casa em ordem, o que exigiu medidas urgentes de reorganização fiscal. Isso permitiu que Mauá recuperasse a credibilidade institucional e a estabilidade econômica, com vistas aos grandes desafios da melhoria dos serviços e da realização de novos e importantes investimentos na vida das pessoas.