Editorial - Perigo sobre rodas

Por Portal Opinião Pública 21/08/2025 - 16:01 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

Símbolo de luxo e potência, os carros da marca alemã Porsche estão se tornando, nos últimos anos, sinônimo de algo bastante desagradável: da irresponsabilidade no trânsito. Nesta quarta-feira (20), por exemplo, um novo acidente em que um Porsche colidiu com um Hyundai Creta foi registrado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, terminando com o motorista do Creta ferido e o veículo alemão totalmente destruído.

Obviamente, a Porsche em si não tem culpa alguma deste ou de qualquer outro episódio trágico, até porque acidentes com seus carros ou de outras montadoras famosas também ocorrem aos montes, sendo eles de maior ou menor gravidade. Contudo, é curioso notar como, periodicamente, surgem notícias de acidentes graves envolvendo carros da marca.

Segundo um levantamento da CNN Brasil, nos primeiros sete meses de 2024, cinco pessoas haviam perdido suas vidas ao serem envolvidas em acidentes com automóveis da Porsche, o que levou a empresa a emitir um comunicado pedindo prudência para os motoristas ao transitarem com os veículos. O caso mais notório talvez tenha sido a morte do motorista por aplicativo Ornaldo da Silva Viana, que teve seu carro abalroado pelo Porsche guiado pelo empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, em março do ano passado.

O fato é que, ao representarem luxo e potência, automóveis da Porsche e de outras marcas de renome atraem motoristas de diversos perfis, inclusive aqueles que desejam ostentar ao máximo sua nova posse. E isso faz com que muitos deles passem a agir de maneira imprudente, sem respeitar as leis de trânsito, fazendo de seus carros armas em potencial e colocando em risco a vida de terceiros.

Guiar potentes carros de luxo não é um problema, desde que o motorista aja com responsabilidade e prudência.