Serviço 710 da CPTM é oficialmente encerrado nesta quinta-feira

Por Portal Opinião Pública 28/08/2025 - 11:47 hs
Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação
Serviço 710 da CPTM é oficialmente encerrado nesta quinta-feira
Estação da Barra Funda passou a ser terminal para passageiros que utilizam as linhas 10-Turquesa e 7

O serviço 710 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que ligava Rio Grande da Serra à Jundiaí sem necessidade de baldeações, foi oficialmente encerrado nesta quinta-feira (28). A partir de agora, os usuários da linha 10-Turquesa – que atende a região do Grande ABC – terão a estação da Barra Funda como terminal, precisando realizar uma transição caso desejem seguir viagem utilizando a linha 7-Rubi. A transferência acontecerá no mesmo nível, pelas plataformas 5 e 6.

O encerramento do serviço 710, retomado em 2021, faz parte de uma reestruturação do sistema de trens da CPTM, após a privatização da Linha 7-Rubi, confirmada em março do ano passado. Na oportunidade, um consórcio entre a empresa brasileira Comporte e a companhia chinesa CRRC venceu o leilão promovido pelo governo estadual para operar essa e outras duas linhas que ainda serão implantadas (TIC - Trem Intercidades e TIM - Trem Intermetropolitano).

Além disso, a CPTM também tem realizado outras alterações em outras linhas de trens ao longo dos últimos meses. Nesta segunda-feira (25), por exemplo, a Linha 11-Coral – que liga a capital à região do Alto Tietê - passou a operar em regime assistido até a Barra Funda, das 8h às 15h30 e das 20h à 0h.

Anteriormente, a companhia já havia reduzido os intervalos médios das linhas 12-Safira, 13-Jade e do Expresso Linha 10. Na Linha 12-Safira, foi retirado o loop interno e implantada a circulação direta entre Brás e Calmon Viana, com intervalo médio de 4,5 minutos nos horários de pico. Já na Linha 13-Jade, o intervalo passou a ser de 10 minutos no mesmo período, ampliando a oferta de lugares. No Expresso Linha 10, que conecta as estações Santo André e Tamanduateí nos horários de pico da manhã e da tarde, os trens circulam agora a cada 20 minutos.

Com as novidades, a estação da Barra Funda passará a ser um ponto de ligação no transporte público paulista, já que além dessas linhas, o local também conecta os usuários ao Expresso Aeroporto, à Linha 3-Vermelha do Metrô, à Linha 8-Diamante de trens metropolitanos e terminais de ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais.