Alex Sandro e Joelinton são cortados e Ancelotti convoca Jean Lucas, do Bahia, para jogos das Eliminatórias

Por Portal Opinião Pública 28/08/2025 - 12:37 hs
Foto: Rafael Ribeiro/CBF - Divulgação
Alex Sandro e Joelinton são cortados e Ancelotti convoca Jean Lucas, do Bahia, para jogos das Eliminatórias
Convocação da Seleção Brasileira é para partidas contra Chile e Bolívia, nos dias 4 e 9 de setembro

O treinador Carlo Ancelotti decidiu cortar o lateral esquerdo Alex Sandro, do Flamengo, e o meia Joelinton, do Newcastle, para as partidas diante de Chile e Bolívia, válidas pelas duas rodadas finais das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Em contrapartida, o italiano resolveu chamar o meia Jean Lucas, do Bahia, para as duas partidas, deixando a lista final de relacionados com 23 atletas.

A convocação original com os 24 convocados por Ancelotti aconteceu na tarde desta segunda-feira (25), na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio de Janeiro (veja a lista abaixo). Entretanto, no mesmo dia, tanto Joelinton quanto Alex Sandro acabaram se contundindo durante partidas de seus clubes. O lateral deixou o campo ainda no primeiro tempo do jogo entre Flamengo e Vitória, no Maracanã. Já o meia foi substituído no segundo tempo do confronto entre o Newcastle e o Liverpool, válido pelo Campeonato Inglês.

Mesmo com dois atletas cortados, Ancelotti decidiu não convocar outro defensor, deixando Alex Sandro sem substituto. Para o meio de campo, entretanto, o italiano optou por chamar o volante Jean Lucas, um dos destaques do Bahia na temporada. O tricolor baiano é, atualmente, o quarto colocado no Campeonato Brasileiro e está nas quartas de final da Copa do Brasil, onde encara o Fluminense.

O Brasil entra em campo para seu próximo jogo no dia 4 de setembro, às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 17ª rodada, diante do Chile. Já no dia 9, às 20h30, a Seleção enfrenta a Bolívia no Estádio Municipal de El Alto, na cidade de El Alto, pela 18ª rodada. 

Lista com novidades 

A lista do técnico italiano apresentou algumas novidades, em relação aos relacionados para os jogos diante de Equador e Paraguai, em junho, como a não convocação de Vini Jr, Gerson e Andreas Pereira, e a inclusão dos laterais Caio Henrique e Douglas Santos, do zagueiro Fabricio Bruno, o retorno do meia Lucas Paquetá, e a chamada dos atacantes Kaio Jorge e Luiz Henrique. A intenção de Ancelotti é fazer testes nas duas partidas.

Segundo a CBF, desde sua estreia no comando do Brasil, Ancelotti e sua comissão técnica realizaram uma série de observações no Brasil para conhecer mais sobre o futebol nacional. 

Lista de convocados 

Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Hugo Souza (Corinthians);

Defensores: Alexsandro (Lille), Caio Henrique (Monaco), Douglas Santos (Zenit), Fabrício Bruno (Cruzeiro), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (Paris Saint-Germain), Vanderson (Monaco) e Wesley (Roma);

Meio-campistas: Andrey Santos (Chelsea), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Jean Lucas (Bahia) e Lucas Paquetá (West Ham);

Atacantes: Estêvão (Chelsea), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Chelsea), Kaio Jorge (Cruzeiro), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Raphinha (Barcelona) e Richarlison (Tottenham) 

Amistosos confirmados 

Além da convocação, a Seleção Brasileira também confirmou a realização de dois amistosos, diante de Coreia do Sul e Japão, no mês de outubro, como parte da preparação para a Copa do Mundo. O amistoso com os sul-coreanos acontecerá no dia 10, às 8h (de Brasília), em Seul. Já o confronto com os japoneses está marcado para o dia 14, às 7h30 (de Brasília), em Tóquio.

Esse será o primeiro encontro entre o Brasil e a Coreia do Sul desde a partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2022, no dia 5 de dezembro. Na oportunidade, a Seleção goleou os sul-coreanos por 4 a 1, com gols de Vini Jr, Neymar, Richarlison e Lucas Paquetá. Já o último confronto entre brasileiros e japoneses ocorreu um pouco antes, no dia 6 de junho de 2022, e terminou com vitória do Brasil por 1 a 0, com gol de Neymar.