Prefeitura de Mauá anuncia a reforma da UPA Magini

Por Portal Opinião Pública 25/09/2025 - 10:06 hs
Foto: Jornal Opinião Pública
Prefeitura de Mauá anuncia a reforma da UPA Magini
Previsão da Prefeitura de Mauá é de que a reforma da UPA Vila Magini durará cerca de oito meses

Realização de obras na unidade era um pedido antigo da população. Pacientes serão remanejados para as outras três unidades, que terão equipes ampliadas 

A Prefeitura de Mauá anunciou que iniciará, a partir da próxima segunda-feira (29), as reformas da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) da Vila Magini. A previsão de duração das obras é de oito meses e o principal objetivo do serviço é garantir a modernização do espaço, para oferecer mais conforto, segurança e um melhor atendimento à população.

De acordo com o Paço Municipal, os atendimentos que eram realizados na unidade serão temporariamente transferidos, já a partir de segunda-feira, para as outras três UPAs do município — Zaíra, Vila Assis e Barão de Mauá. As unidades receberão um reforço nas equipes, com profissionais remanejados da UPA Vila Magini, como forma de diminuir o impacto causado pelo aumento no número de pacientes.

Ainda segundo a gestão mauaense, as melhorias na UPA Vila Magini representam uma conquista da população, uma vez que a reforma do espaço tem sido uma demanda recorrente nas reuniões do Plano Plurianual Participativo (PPA) e do Orçamento Participativo, com os moradores apontando a necessidade urgente de obras na unidade. Considerada a maior Unidade de Pronto-Atendimento da cidade, a UPA Vila Magini realizou, somente nos oito primeiros meses de 2025, cerca de 97 mil atendimentos, uma média superior a 12 mil mensais.

“A população pediu, e a Prefeitura está atendendo. A reforma da UPA Magini foi uma das demandas mais fortes das reuniões de participação popular, e agora vamos entregar uma unidade totalmente renovada, moderna e adequada às necessidades da cidade”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira (PT).

Entre as principais reclamações estavam as condições estruturais do prédio. “Precisa pintar, trocar o piso e fazer algumas reformas, mais na parte estética mesmo”, relatou Ana Maria Rocha, usuária da unidade. Já Diomar Pinheiro destacou que, apesar das carências físicas, a qualidade do atendimento sempre foi reconhecida: “Precisa de uma pintura, deixar aqui mais bonitinho, mas o atendimento aqui é especial. Uma boa reforma será ótimo”.

O projeto a ser executado inclui a renovação completa das redes elétrica e hidráulica, a substituição de pisos e telhados, a readequação dos ambientes internos conforme as normas de acessibilidade. Essas melhorias integram o plano da administração municipal de transformar Mauá em uma “cidade do futuro”, com serviços de saúde com ambientes mais acolhedores, modernos, acessíveis e eficientes.

“A população continuará sendo atendida com toda a dedicação de nossas equipes nas demais unidades, enquanto trabalhamos para entregar uma UPA Magini totalmente renovada, moderna e adequada às necessidades da cidade”, destacou a secretária de Saúde, Eliene de Paula Pinto.

A Prefeitura mauaense lembra que, desde 2021, o município vem passando por um amplo processo de revitalização dos serviços públicos, em especial na área da saúde. Nesse período, foram realizadas a reforma da maternidade do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini e a modernização de 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Como resultado, avanços importantes foram conquistados, como o fim da fila por mamografias e o retorno da hemodiálise para a cidade.

Com a recuperação da credibilidade de Mauá, a cidade também obteve novos investimentos do Governo Federal, entre eles: a construção da 5ª UPA, da Policlínica e da UBS do Jardim Elizabeth; recursos para a reforma de outras três UPAs e de 10 UBSs; além da aquisição de equipamentos por meio do Novo PAC Seleções 2025 e a renovação da frota de ambulâncias do SAMU.