Consórcio ABC realiza agendas em Brasília para fortalecer políticas públicas e parcerias regionais

Por Portal Opinião Pública 16/10/2025 - 12:46 hs
Foto: Consórcio Intermunicipal Grande ABC / Divulgação
Consórcio ABC realiza agendas em Brasília para fortalecer políticas públicas e parcerias regionais
Membros do Consórcio afirmaram que reuniões foram positivas

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou nesta segunda-feira (13) de uma série de agendas em Brasília, com intuito de fortalecer políticas públicas e ampliar parcerias estratégicas para a região. As atividades contaram com as presenças do atual vice-presidente da entidade regional e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), e do secretário-executivo da entidade regional, Aroaldo Silva.

O primeiro encontro do dia ocorreu no Conselho Nacional do SESI (Serviço Social da Indústria), onde foram discutidos os avanços e o aprofundamento da parceria com o Grande ABC. Entre os temas discutidos, destacou-se também o avanço nas tratativas para a implementação de uma nova unidade do SESI em Ribeirão Pires, reforçando o compromisso com a educação e o desenvolvimento local. 

Na sequência, a dupla participou de uma reunião com a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), tratando de pautas de interesse comum aos municípios consorciados. 

Os representantes do Consórcio ABC também se reuniram com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, junto a membros das empresas CBC e Termomecânica para debater o fortalecimento industrial da região. O encontro abordou os impactos do chamado “tarifaço” e buscou soluções conjuntas que minimizem os efeitos sobre a economia regional. 

“O ministro Marinho nos recebeu muito bem, com abertura para propostas e diálogo. Voltamos com boas perspectivas e novas ações que vão reforçar as políticas públicas em nossa região por meio do Consórcio Intermunicipal”, destacou Volpi. 

O vice-presidente do Consórcio ABC ressaltou ainda que os encontros em Brasília foram marcados por diálogo produtivo para o fortalecimento das políticas públicas regionais. 

“As agendas em Brasília integram o esforço permanente do Consórcio ABC em buscar soluções conjuntas e representar de forma unificada os interesses dos municípios do Grande ABC junto ao Governo Federal e demais entidades nacionais”, afirmou.