Editorial – Plano pelo futuro

Por Portal Opinião Pública 13/11/2025 - 16:38 hs
Foto: Jessé Lino-PMM / Divulgação

Instrumento estratégico de fundamental importância para guiar o desenvolvimento ordenado de uma cidade, o Plano Diretor é uma ferramenta que precisa estar em constante análise e evolução. Por esse motivo, a notícia de que a Câmara mauaense aprovou nesta terça-feira (11) a nova edição do documento pode ser considerada um avanço, ainda que ela venha com um grande atraso.

Elaborado em 2007, o Plano Diretor de Mauá não era atualizado desde então, algo que vai na contramão do que recomenda o Estatuto das Cidades, que prevê a atualização do documento a cada dez anos. Ou seja, a cidade passou todo esse tempo sem uma diretriz clara e atual de como deveria se ordenar, em meio às transformações ocorridas neste período.

Com a aprovação do novo plano, entretanto, é possível que Mauá possa seguir, a partir de agora, por um caminho mais organizado em diversas vertentes, que vão desde uma melhor coordenação territorial para a expansão urbana, até a preservação de áreas verdes pela cidade, passando pela elaboração de políticas públicas que beneficiem a população e diminuam as desigualdades, e de projetos que melhorem questões como mobilidade urbana, habitação, saúde, educação, entre outros setores.

Elaborar um bom Plano Diretor, que ouça e priorize as necessidades de toda uma população, é essencial para que tenhamos um futuro mais equilibrado e equitativo para qualquer cidade. Que Mauá possa se beneficiar disto nos próximos anos.