Editorial – Motivo de atenção

Por Portal Opinião Pública 29/01/2026 - 15:43 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

Um levantamento realizado pelo portal G1, divulgado nesta quarta-feira (28), apresentou dados preocupantes sobre o aumento no número de desaparecimentos de crianças em todo o país, ao longo do último ano. De acordo com as estatísticas, 66 menores de idade sumiram por dia no Brasil, em um total de 23.919 casos.

Entre os dados do relatório, os estados onde mais foram registrados desaparecimentos de jovens acabam se contrastando: o primeiro lugar ficou com Roraima, no extremo norte do país, com 40 desaparecimentos a cada 100 mil habitantes. Já em segundo lugar, veio o Rio Grande do Sul, estado mais ao sul do Brasil, onde 28 crianças ou adolescentes a cada 100 mil habitantes. Outro dado: a maior parte dos menores que sumiram eram do sexo feminino (61%).

Tais estatísticas acionam um alerta sobre a importância de cuidar muito bem do ambiente em que crianças e adolescentes estão inseridos, seja ele físico ou virtual. É essencial verificar bem os lugares que os menores frequentam e monitorar rotas usadas para locomoção a espaços como a escola, ou locais onde se divertem. Assim como também é necessário verificar, com frequência, a forma como os jovens vêm utilizando a internet, que em muitos casos acaba sendo um atalho ou um caminho para colocá-los na mira de pessoas mal-intencionadas.

Os cuidados com crianças e adolescentes e a ampliação da conscientização sobre esse assunto precisam ser prioridades em nossa sociedade, com investimentos em educação, segurança e a criação de políticas públicas voltadas para o tema. Assim, não apenas o número de jovens desaparecidos irá diminuir, mas muitas famílias poderão se sentir mais seguras.