Levantamento divulgado nesta semana pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo mostra que 5.069 veículos foram levados por criminosos no primeiro semestre deste ano nos sete municípios do Grande ABC. A média é de 28 carros furtados por dia. Ou seja, uma ocorrência a cada hora.
De janeiro a junho deste ano, o número de furtos na região teve alta de 6,38% em comparação com o mesmo período de 2017, quando foram registrados 4.765 casos.
Segundo o levantamento, a alta foi impulsionada pelo aumento de casos nos municípios de Santo André e Mauá. As duas cidades foram as únicas da região a não registrar queda do indicador.
A maior parte das ocorrências foi observada em Mauá. Foram 746 casos no primeiro semestre do ano passado, contra 1.038 no mesmo período de 2018, ou seja, aumento de 39,14%. Santo André, por sua vez, teve alta de 7,41% - passou de 2.106 para 2.262.
Outras ocorrências
Assim como tem ocorrido desde o ano passado, todos os demais indicadores de violência analisados apresentaram diminuição no número de casos no primeiro semestre deste ano. Destaque para o número de vítimas de homicídios, que caiu 16,50%. Passou de 103 para 86 casos no período analisado.
O cenário se repete no indicador de roubos em geral, que teve queda de 10,62%. Foram 14.526 casos no primeiro semestre do ano passado, contra 12.984 no mesmo período deste ano.
Por meio de nota, a SSP afirma que a Polícia Civil realizou ao longo dos últimos anos ações em desmanches e comércios de peças automotivas com o objetivo de identificar e prender criminosos e materiais ilícitos.
A corporação aponta que, “graças a este trabalho”, no primeiro semestre deste ano, 5.036 pessoas foram presas e 2.797 veículos recuperados nas sete cidades.
A Polícia Militar afirma também ter intensificado operações como Madrugada Segura, Força Total e Força Metropolitana Regional.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Confira como fica o atendimento da BRK no Poupatempo de Mauá durante o Carnaval
Palmeiras vence o Internacional no Beira-Rio e assume a liderança do Campeonato Brasileir...
Corinthians vence o Red Bull Bragantino pelo Campeonato Brasileiro
Pink sua vida - Agência de emprego com foco em capacitação e recolocação para mulhere...
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...