Prefeitura de Mauá entrega revitalização da UBS Santa Lídia

Por Portal Opinião Pública 25/06/2026 - 15:18 hs
Foto: Diego Barros - PMM / Divulgação
Prefeitura de Mauá entrega revitalização da UBS Santa Lídia
Unidade recebeu melhorias estruturais e recursos de inclusão para acolher a população

O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), entregou na manhã desta terça-feira (23) as obras de revitalização da Unidade Básica de Saúde Santa Lídia. A intervenção no posto de saúde contou com investimento de cerca de R$ 1 milhão em recursos do Governo Federal e integra um pacote de R$ 12 milhões destinado à modernização de 10 UBSs da cidade, dentro de um conjunto de investimentos que já soma mais de R$ 56 milhões para obras, equipamentos e ampliação dos serviços de saúde no município.

Segundo o Paço mauaense, o equipamento recebeu uma série de melhorias com o objetivo de tornar o atendimento mais humanizado e acessível. Entre elas estão a instalação de piso tátil, sinalização em braile e audiodescrição, além da modernização dos ambientes, que agora oferecem mais conforto para pacientes e profissionais.

Inaugurada em 1980, a UBS possui 22 mil prontuários ativos e realiza, em média, 700 consultas médicas e 3 mil atendimentos de enfermagem por mês. Com a revitalização, passou a contar com seis consultórios médicos, duas salas de enfermagem, ampliação do atendimento odontológico, sala de medicação e coleta mais ampla, espaço para amamentação, recepção informatizada, sistema eletrônico de senhas e salas de espera climatizadas.

Durante a entrega, Oliveira destacou que o investimento vai além da melhoria física do espaço. “Estamos trabalhando para oferecer mais dignidade a quem utiliza o SUS. A revitalização da UBS Santa Lídia representa mais conforto, acessibilidade e qualidade para os moradores e também para os profissionais que atuam na unidade”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Eliene de Paula Pinto, ressaltou que a modernização dos equipamentos públicos tem sido uma das prioridades da gestão. “Temos avançado na melhoria da infraestrutura das unidades e também na implantação de novos programas e projetos. Nosso objetivo é garantir espaços cada vez mais acolhedores, acessíveis e preparados para atender a população com qualidade”, disse.

Para a coordenadora da Atenção Primária, Amanda Batista, o resultado reflete o compromisso coletivo com o cuidado das pessoas. “Cuidar de vidas é o nosso maior desafio. Esta entrega é resultado do trabalho de muitas pessoas comprometidas em oferecer um atendimento cada vez melhor para a população de Mauá”, destacou.