Vândalos invadem UBS em Mauá e destroem vacinas

Por Portal Opinião Pública 12/09/2018 - 17:02 hs
Foto: Reprodução / Facebook

 

No fim de semana do feriado da Independência, a UBS (Unidade Básica de Saúde) Paranavaí, em bairro de mesmo nome, em Mauá, foi invadida e vandalizada. Computadores, equipamentos médicos e 740 frascos de vacina, o equivalente a 2.786 doses estão entre os prejuízos.

A ocorrência foi registrada no 4º DP (Jd. Zaíra) da cidade por volta das 7hs da última segunda-feira (10) pelos funcionários que abriram a UBS para atendimento. Segundo um dos enfermeiros, os invasores arrombaram uma das janelas para ter acesso ao local e desligaram o fornecimento de energia do prédio. O intuito dos criminosos era evitar o disparo do alarme.

O corte de luz fez com que 740 frascos de vacina armazenados, o equivalente a 2.786 doses, fossem perdidos. Entre os prejuízos, imunizações contra BCG (Bacillus Calmette-Guérin), que previne a tuberculose; HPV (Papilomavírus Humano), que previne doenças sexualmente transmissíveis e também o câncer do colo do útero); Tetra Viral ( para sarampo, caxumba, rubéola e catapora) e Febre Amarela.

Duas CPUs (Unidade Central de Processamento) de computadores, um monitor, um televisor, um estetoscópio e um aparelho de medidor de pressão também foram furtados. Conforme os funcionários, equipamentos de uso diário também foram quebrados.