O Brasil tem 1.935 casos de sarampo confirmados em 2018, informou o Ministério da Saúde em atualização divulgada nesta quarta-feira (3). O país enfrenta atualmente dois surtos da doença nos estados do Amazonas e Roraima e mais de 7 mil casos ainda são investigados.
No Amazonas são 1.525 casos e 7.873 em investigação, e em Roraima são 330 casos da doença, sendo que 101 continuam em investigação.
Sergipe e Distrito Federal, que ainda não tinham registrado casos da doença, aparecem na nova lista do ministério. O Rio Grande do Sul teve um aumento de 15 casos no último mês.
Número de mortes
Até o momento, foram confirmadas dez mortes por sarampo, sendo quatro no estado de Roraima (3 em estrangeiros e 1 em brasileiro), 4 no Amazonas (todos brasileiros, sendo 2 do município de Manaus e 2 do município de Autazes) e 2 no Pará (indígena venezuelano).
País atinge meta de vacinação
O Brasil atingiu a meta geral de vacinação de crianças contra sarampo e poliomielite estabelecida pelo Ministério da Saúde. A meta do governo era vacinar 95% do público-alvo (crianças de 1 a menos de 5 anos).
Segundo o balanço final, a cobertura vacinal ficou em 95,4% para a pólio e 95,3% para sarampo, totalizando 10,7 milhões de crianças vacinadas.
Porém, 516 mil não receberam as doses recomendadas. A única faixa etária que não chegou ao índice de 95% foi a de um ano de idade, cuja cobertura está em 88%. Apesar do fim da campanha, a vacina continua disponível o ano inteiro nos postos de saúde.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...