Prefeitos do Grande ABC aprovam implantação de novas tecnologias para alertas de enchentes

Por Portal Opinião Pública 15/05/2019 - 09:09 hs
Foto: Helber Ággio/PSA

 

Os prefeitos do Grande ABC aprovaram, em Assembleia Geral realizada no Consórcio Intermunicipal Grande ABC na terça-feira (14), a implantação de novas tecnologias para alertas de enchentes e alagamentos na região.

Participaram da reunião, o presidente da entidade regional e prefeito de Santo André, Paulo Serra, além dos prefeitos de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, de Diadema, Lauro Michels, de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira, e a vice-prefeita de Rio Grande da Serra, Marilza de Oliveira.

No encontro, os chefes dos Executivos municipais aprovaram a assinatura de acordo de cooperação técnica com o Instituto Mauá de Tecnologia, que tem sede em São Caetano, para utilização de recursos provenientes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) no desenvolvimento de equipamentos que fazem a medição dos níveis dos rios e córregos da região e que foram desenvolvidos por alunos da faculdade.

Como projeto piloto, o Consórcio ABC deverá fazer uso, gratuitamente, de cinco desses aparelhos no córrego dos Meninos, que na região corta São Bernardo, Santo André e São Caetano. Caso seja constatada eficiência do sistema e haja captação de verba junto ao programa estadual, a entidade regional poderá colaborar financeiramente para produção de mais equipamentos, que deverão ser disponibilizados para as prefeituras da região e ao Centro de Gerenciamento de Emergências ABC (CGE ABC), que é mantido pelo órgão que representa as sete cidades.