Mauá recebe mostra de cinema no mundo: Holanda Infantojuvenil

Por Portal Opinião Pública 20/05/2019 - 16:19 hs
Foto: Divulgação

 

Em cartaz de 13 de maio a 31 de julho, a mostra Cine SESI-SP no Mundo: Holanda Infantojuvenil aborda o universo da criança com temáticas que podem ser aplicadas em diferentes fases da vida. Uma oportunidade para entender um pouco mais sobre o cotidiano, hábitos e formas de educação dos jovens de uma cultura tão diferente.

Com exibições às terças-feiras no SESI Mauá, a programação inclui sete longas-metragens que exibem histórias comuns – desentendimentos entre meninos e meninas, dificuldades na escola, conflitos familiares –, sendo fonte de identificação para adolescentes e crianças os desafios enfrentados pelos protagonistas, expondo outras formas de lidar com seus problemas. São comédias, dramas, aventuras e suspenses para todos os gostos e públicos.

A Holanda, como é popularmente conhecido O Reino dos Países Baixos, tem como princípios a defesa dos direitos da criança: a liberdade, cooperação e o diálogo. Os jovens e crianças de lá foram eleitos os mais felizes do mundo em pesquisas da OCDE. O segredo desse sucesso é referente ao ambiente construído desde cedo, gerando responsabilidade e independência. A liberdade na escola e fora dela, e a confiança dos pais para conversar com suas famílias. A cultura também colabora para esses resultados, o tempo gasto ao ar livre, educação, mobilidade e a atenção à saúde tornam as crianças satisfeitas à boa convivência.

A mostra tem apoio da Eye Film Institute Netherlands, o museu do cinema da Holanda, dedicada a uma renomada coleção de filmes que pode emocionar de maneiras semelhantes a outras formas de arte, entretenimento, patrimônio cultural e fonte de informações.

 “Como já havíamos trabalhado com o Institute em uma mostra de filmes voltada ao público geral, resolvemos explorar e escolher algo diferente dessas exibições do cotidiano, como por exemplo, filmes de super-herói, que circula na mídia atualmente. Com o tema infantojuvenil, além de mostrar algo diferente ao público, revelamos problemas semelhantes aos da vida. Os filmes escolhidos trazem essa “pegada” de heroísmo e fantasia, porém, com uma outra percepção em que as crianças podem ter uma identificação”, comenta Eliana Garcia, analista de atividades culturais do SESI-SP.

Serão 42 apresentações gratuitas percorrendo as unidades do SESI-SP em todo o Estado. A curadoria do SESI-SP propõe aproximar o público da cultura holandesa, do olhar preciso para a vida cotidiana, com leveza, humor e dramaticidade. O público pode fazer as reservas de ingressos para as exibições pelo sistema Meu SESI, www.sesisp.org.br/meu-sesi. Todas as sessões são gratuitas.

O SESI Mauá fica na Avenida Presidente Castelo Branco, 237, no Jardim Zaíra.