Morre o coala resgatado em incêndio na Austrália

Por Portal Opinião Pública 28/11/2019 - 14:00 hs
Foto: YouTube / Reprodução

 

Um coala, que havia sido salvo de um incêndio florestal na Austrália, não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo nesta terça-feira (26), no hospital veterinário Port Macquarie, no estado de Nova Gales do Sul, onde ele foi atendido.

Batizado de Ellenborough, o animal havia sido resgatado por uma mulher durante um dos vários incêndios que têm tomado conta da região. Nas imagens que viralizaram ao redor do mundo, a moça enrolou o coala em sua camisa após resgatá-lo e o encaminhou ao hospital veterinário, onde o animal chegou com queimaduras nas patas, braços e pernas.

Contudo, apesar dos esforços da equipe de veterinários, o animal não apresentou sinais de recuperação e precisou ser sacrificado. Em sua página no Facebook, o hospital veterinário de Port Macquarie explicou a decisão.

“Hoje, decidimos colocar Ellenborough Lewis para dormir. Nós o colocamos sob anestesia geral nesta manhã para avaliar as lesões pelas queimaduras e trocar os curativos. Recentemente, postamos que ‘as lesões por queimaduras poderiam ficar piores antes de melhorar’. No caso de Ellenborough Lewis, as queimaduras ficaram piores e, infelizmente, não ficaram melhores. O objetivo número um do Hospital de Coalas é o bem-estar dos animais, e por esses motivos que essa decisão foi tomada. Agradecemos-lhe o seu apoio em curso”. 

Incêndios 

Recentemente, as autoridades do estado de Nova Gales do Sul declararam estado de emergência na região devido aos focos de incêndio que já desabrigaram centenas de pessoas. Ao todo, 460 residências foram queimadas e seis pessoas morreram entre outubro e novembro.

De acordo com as informações, mais de 1 milhão de hectares já foi queimado pelo fogo, sendo que cerca de 50 focos de incêndio ainda permanecem no interior e na costa do estado.