Mauá começa campanha de vacinação contra febre amarela dia 25

Por Portal Opinião Pública 23/01/2018 - 15:26 hs
Foto: Divulgação

A partir da próxima quinta-feira (25), a Prefeitura de Mauá intensifica a campanha de vacinação contra a febre amarela. Todas as 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade aplicarão a vacina diariamente, das 8h às 17h.

Dois sábados foram definidos como dias D, em que os postos também ficarão abertos para vacinar a população – dias 3 e 17 de fevereiro. Segundo a Prefeitura, os postos de saúde do município terão doses suficientes para imunizar toda a população da cidade.

Ao longo da campanha, serão aplicadas as doses fracionadas da vacina. De acordo com o Ministério da Saúde, a dose fracionada apresenta o mesmo nível de eficácia de proteção contra a doença.

A única diferença, segundo o Ministério da Saúde, é que a dose padrão, de 0,5 ml, protege o paciente por toda a vida. Já a dose fracionada, de 0,1 ml, fornece proteção por pelo menos oito anos, conforme estudos do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz).

Os portadores do vírus HIV, pacientes que tenham concluído tratamento quimioterápico, transplantados, hemofílicos ou pessoas com doença de sangue e doença falciforme devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina.

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo esclarece que não há indicação de imunização para grávidas que morem em locais sem recomendação para vacina. O mesmo vale para mulheres amamentando crianças com até seis meses e imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticóides em doses elevadas (como por exemplo Lúpus e Artrite Reumatoide).

Segundo a Prefeitura de Mauá, a vacina já estava disponível em cinco UBSs (Vila Assis, Flórida, Magini, Zaíra II e São João).

54 municípios do Estado de São Paulo irão aplicar a vacina fracionada de 25 de janeiro a 17 de fevereiro.