Que o futebol é o esporte predileto do brasileiro, isso não há dúvidas. Porém, no último fim de semana, a modalidade esportiva preferida no país deu um exemplo de total desorganização, ainda mais em um momento onde o enfrentamento a Covid-19 segue sendo prioridade.
Na rodada inaugural do Campeonato Brasileiro da Série A, a partida entre Goiás e São Paulo, que seria disputada em Goiânia, precisou ser adiada momentos antes do pontapé inicial. O motivo: 11 atletas da equipe do centro-oeste testaram positivo para a doença que já matou mais de 100 mil brasileiros. Menos mal que o jogo acabou sendo adiado, porém, a decisão por postergar a partida poderia ter saído muito antes, no momento em que o Goiás declarou que boa parte de seus jogadores estavam com Covid-19.
Entretanto, pior aconteceu na Série B, no jogo entre CSA e Guarani. A equipe alagoana teve oito atletas infectados. Contudo, a partida aconteceu – sem a presença dos jogadores com Covid-19, com vitória do CSA por 1x0. Quatro dias após o jogo, no entanto, o número de jogadores contaminados no time de Alagoas mais que dobrou: agora são 18, o que mostra como a doença age rápido. Até o momento, no Guarani ninguém testou positivo, mas isso pode mudar nos próximos dias, uma vez que pode demorar um tempo para que o vírus seja detectável. O fato é que a realização do jogo foi uma irresponsabilidade, até porque muitos dos atletas contaminados têm contato direto com colegas.
Claro que para muita gente o retorno do futebol é um alento. Para os profissionais, é a chance de retomar o trabalho. Para os torcedores, é a oportunidade de ter um momento de lazer em um período tão duro. Contudo, o esporte não está alheio à sociedade. A retomada de qualquer atividade, neste momento, precisa levar em consideração a segurança das pessoas envolvidas para que elas não corram riscos. E neste caso, houve sim uma avaliação precipitada de todos os envolvidos, indo de clubes à CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
O futebol é importante, é divertido, mas não é maior do que vidas humanas. Que essas situações não voltem a se repetir, pois poderemos ter notícias nada agradáveis caso não haja responsabilidade com algo tão sério.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
GCM de Mauá captura foragido da Justiça por furto durante patrulhamento preventivo
Idosos, pessoas com deficiência e autistas devem se cadastrar na Zona Azul de Mauá
Grande ABC tem saldo positivo na geração de empregos pelo 5º mês seguido
Economia brasileira gera mais de 148 mil empregos formais em maio, segundo Ministério do ...
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...